8 5
Siga o OTD

Vôlei

Julia Kudiess tem lesão de LCA e vai passar por cirurgia

Minas confirma lesão de ligamento cruzado anterior de Julia Kudiess, que vai passar por cirurgia nesta quarta-feira

Julia Kudiess lesão LCA cirurgia vôlei feminino seleção brasileira Liga das nações de vôlei feminino
(Juliana Ávila)

O Minas Tênis Clube confirmou nesta terça-feira (21) que a lesão sofrida pela central Julia Kudiess trata-se de uma lesão do ligamento cruzado anterior (LCA). Com isso, a jogadora de 21 anos terá que passar por cirurgia no joelho direito, que acontecerá já nesta quarta-feira (22), sob acompanhamento da equipe multidisciplinar do clube.

Julia Kudiess se machucou no último domingo (19), durante a última partida da primeira semana da Liga das Nações de vôlei feminino. Ainda no início do primeiro set do duelo contra a Sérvia, ela saltou para marcar um ponto e, quando aterrissou, se desequilibrou e já levou a mão ao joelho. Imediatamente, deixou a quadra e não voltou mais para o jogo.

Em alguns momentos, chorou copiosamente no banco de reservas. A jogadora recebeu o apoio de suas companheiras e dos torcedores no Maracanãzinho, que entoaram seu nome ao final do jogo. No entanto, Julia precisou deixar o ginásio com a ajuda de uma cadeira de rodas. Ela foi direto para um hospital, onde realizou exames, que constaram uma lesão ligamentar.

A princípio, a Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) não especificou o tipo de lesão sofrida pela jogadora, mas informou que ela estaria fora do restante da Liga das Nações. Horas mais tarde, a jogadora confirmou que também estaria fora dos Jogos Olímpicos de Paris-2024. Somente nesta terça-feira veio a divulgação da lesão de LCA.

A recuperação de uma cirurgia no ligamento cruzado anterior do joelho tem sido bem comum nos últimos anos entre atletas. Ela demanda intervenção cirúrgica e a recuperação total, a depender do caso, pode levar até um ano. Portanto, pode ser que Julia só volte às quadras em 2025.

Paulistano de 23 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri a Universíade de Chengdu, o Pan de Santiago-2023, a Olimpíada de Paris-2024 e a Paralimpíada de Paris-2024.

Mais em Vôlei