Siga o OTD

Vôlei

Brasil domina a Sérvia e fecha a primeira etapa da VNL com 100%

Mesmo tomando sustos no primeiro set, Brasil faz partida dominante contra campeãs mundiais e vence a quarta na VNL

Rosamaria e jogadoras do Brasil comemoram vitória contra a Sérvia na VNL
(Foto: FIVB)

Para fechar a semana com chave de ouro! Mesmo contando com sustos no primeiro set, o Brasil atropelou a Sérvia e venceu por 3 sets a 0 (25/15, 25/19 e 25/19), na manhã deste domingo (19), no ginásio do Maracanãzinho, no Rio de Janeiro (RJ). A seleção encerrou a primeira etapa da Liga das Nações de vôlei feminino com 100% de aproveitamento.

Zé Roberto Guimarães começou o jogo com Gabi, Júlia Kudiess, Rosamaria, Ana Cristina, Carol, Rosamaria e Nyeme (L). No entanto, Carol sofreu uma torção no tornozelo esquerdo logo no quinto ponto do primeiro set e teve que ser substituída por Diana. Poucos minutos depois, Júlia Kudiess sentiu o joelho e, sem opções – Thaisa e Luzia não foram relacionadas -, Tainara precisou jogar como central.

Domínio brasileiro

Mesmo com as baixas, o Brasil fez um primeiro set dominante diante de uma Sérvia, que é a atual campeã mundial, mas que não contou com uma equipe com sua equipe completa. Júlia Bergmann chegou a jogar a reta final da parcial como oposta, uma vez que Kisy também estava fora da partida. Ainda assim, o Brasil conseguiu a vitória por 25/15.

Carol retornou para a partida no segundo set. A Sérvia melhorou na partida e fez uma parcial equilibrada até o 17/17, até que o Brasil encaixou uma boa sequência de pontos e deslanchou para fechar em 25/19. O Brasil manteve o mesmo ímpeto no terceiro set, abriu vantagem desde o início e administrou até fechar em 25/19. Pri Daroit ainda entrou na reta final.

Assim como aconteceu no duelo contra os Estados Unidos, Gabi foi a maior pontuadora do Brasil – e também da partida -, com 14 pontos. Ana Cristina anotou 11 pontos, enquanto Rosamaria fez dez. Diana (7), Carol (3), Roberta (2), Júlia Bergmann (2) e Júlia Kudiess (1) também pontuaram. Pelo lado sérvio, Bjelica anotou seis pontos, enquanto Maselesic, Lozo e Bukilic fizeram quatro cada.

100% de aproveitamento

Com o resultado, o Brasil chegou a quatro vitórias em quatro jogos na VNL e fechou a primeira semana com 100% de aproveitamento. A seleção comandada por Zé Roberto Guimarães tem 12 pontos e, neste momento, é a líder da competição. A Polônia, que também venceu seus três primeiros jogos, joga contra o Japão neste momento e pode tomar a dianteira da tabela caso ganhe por 3 a 0 ou 3 a 1.

Encerrada a primeira etapa, o Brasil agora parte para Macau, onde jogará contra Japão, Holanda, Itália e Tailândia entre 28 de maio e 2 de junho, pela madrugada. Depois disso, a equipe irá para Hong Kong, onde terá Polônia, Alemanha, Bulgária e Turquia pela frente. As sete primeiras colocadas da classificação geral, além da Tailândia (país-sede), avançarão para as finais da VNL.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Vôlei