8 5
Siga o OTD

Vôlei

“Furacão 2000” é destaque na final da Superliga Masculina

Darlan, Adriano Xavier e Lukas renovam esperanças da Seleção Masculina com protagonismos na final da Superliga

Montagem com Adriano, Darlan e Lukas durante partidas de vôlei pelos seus clubes
Fotos: Hedgard Moraes/MTC, Marcelo Ferrazoli/Sesi e Pedro Teixeira/Vôlei Renata

O “Furacão 2000” deve atrair os olhares de boa parte do público que vai ao Ginásio do Geraldão, no Recife, acompanhar a final da Superliga Masculina de vôlei neste domingo (28). A decisão entre Sesi Bauru e Vôlei Renata vai reunir três dos jogadores mais promissores do voleibol brasileiro, todos nascidos duas décadas atrás. Darlan Souza e Lukas Bergmann, pelos bauruenses, e Adriano Xavier, pelos campineiros, devem ser protagonistas da partida e renovar as esperanças dos torcedores com a Seleção Masculina restando meses para as Olimpíadas.  

Estrela nacional

Com apenas 21 anos de idade, Darlan Souza é grande nome do voleibol brasileiro nesta temporada. O jovem oposto do Sesi lidera quase todas as estatísticas de ataque da Superliga Masculina. É o maior pontuador com 604 pontos, assim como na média por sets marcando 5,92. Além disso, também é o melhor sacador com 53 aces. 

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Muito mais que os números, o protagonismo de Darlan se reflete em quadra, pois tem sido o desafogo de sua equipe em momentos difíceis. Nos playoffs, o jogador bateu o recorde de pontos em uma só partida da competição duas vezes. Cortado da lista final no Sul-Americano do ano passado, ele retorna ao Recife como uma das grandes esperanças para o futuro da Seleção Masculina após se destacar na campanha do Pré-Olímpico.

Darlan vibra com ponto feito em jogo Sesi Bauru x Suzano pela Copa Brasil de vôlei masculino. Equipe venceu São José na Superliga Masculina
Darlan bateu o recorde de pontos da Superliga duas vezes nesta temporada (Divulgação/SESI)

“Acho que algo normal da posição. Sou oposto, então acaba que as bolas decisivas vem para mim. Estou lidando bem com essa pressão, tendo uma mentalidade muito boa. Sei que às vezes vou errar, mas na maioria das vezes estou acertando. Mas é muito da confiança que o Thiago (levantador) tem em mim. Nós conversamos bastante, nos damos muito bem e esse entrosamento está muito bom”, disse Darlan Souza.

Jovem veterano

Quarto maior pontuador da Superliga Masculina, Adriano Xavier é um dos principais destaques da surpreendente campanha do Vôlei Renata na competição. O ponteiro é o segundo melhor pontuador e sacador da equipe de Campinas. Ele foi fundamental nas vitórias contra o poderoso Sada Cruzeiro nas quartas, assim como para despachar o excelente Vedacit Guarulhos nas semifinais em apenas dois jogos.    

“Estou muito orgulhoso do que fizemos nessa temporada, nossa evolução. Saímos de uma situação muito ruim e agora estamos na grande final. Se perguntar, acho que ninguém acreditava que isso poderia ser possível, mas nós sim”, destacou Adriano Xavier. 

Adriano Vôlei Renata Superliga Masculina de vôlei contra Blumenau
Adriano (Foto: Divulgação/www.voleirenata.com.br)

Apesar de ter apenas 22 anos, Adriano Xavier pode se considerar um veterano quando o assunto é Seleção Masculina. Inclusive, o ponteiro já possui até títulos com a camisa verde-amarela, como o Sul-Americano de 2021 e a medalha de bronze no Campeonato Mundial de 2022. Além disso, ele também foi convidado para treinar com o grupo que representou o Brasil nos Jogos Olímpicos de Tóquio. Mais maduro, ele trabalha para confirmar sua vaga no time de Paris-2024.

“São pequenos passos, aproveitar o presente, mas também pensar no futuro. Não adianta pensar nas Olimpíadas daqui a dois meses, sendo que no treinamento de hoje não dei o meu melhor, não evoluí, não produzi. Quando chegar em Saquarema, vou dar o meu máximo. Tenho muito a aprender com o Bernardo. É um técnico que dispensa comentários. Todo mundo sabe, que tudo que ele toca vira ouro. Então, vou estar lá de corpo e alma dando tudo de mim”, revelou o ponteiro.

“A pulga na orelha” de Bernardinho”

Destaque nas categorias de base, Lukas Bergmann faz sua temporada de consolidação no profissional. O ponteiro de 20 anos esteve com a equipe principal do Brasil pela primeira vez no ano passado, após cortes para o Pré-Olímpico de vôlei. A experiência teve impacto. Em seu primeiro ano como titular do Sesi, Lukas dividiu, em certos momentos, o protagonismo do time com Darlan, estando atrás apenas do oposto nos números ofensivos do clube bauruense. Habilidoso e ousado em momentos decisivos, ele pode colocar uma pulga atrás da orelha de Bernardinho até Paris.

Sesi Bauru, Araguari, Superliga, Superliga de Vôlei masculino, onde assistir, transmissão ao vivo
Lukas Bergmann (Foto: Felipe Wiira/Sesi-SP)

“Acho que essa vibração maluca. Às vezes, eu acho que tem que ter. Sou novo, tenho 20 anos e então consigo dar esse algo a mais. Talvez essa coisa nova para o time, essa vibração, essa vontade. Essa busca pela vaga vai ser difícil. Tem muitos jogadores, muito qualificados, mas acredito que, caso receba a convocação, vou em busca dessa vaga”, comentou Lukas Bergmann. 

Jornalista recifense formado na Faculdade Boa Viagem apaixonado por futebol e grandes histórias. Trabalhando no movimento olímpico e paralímpico desde 2022.

Mais em Vôlei