Primeiro finalista! Na semifinal do Sul-Americano de Clubes de vôlei feminino, o Gerdau Minas derrotou o Regatas Lima, do Peru, por 3 a 0 (25/15, 25/21 e 25/21) e se classificou para a decisão da competição continental. A equipe de Belo Horizonte aguarda o vencedor do duelo entre Praia Clube e Sesi Bauru, time anfitrião do torneio.
A principal destaque do lado minastenista foi a dominicana Yonkaira Peña, eleita a melhor jogadora em quadra pela organização do evento. Além disso, o clube brasileiro também garantiu uma das vagas no Mundial de Clubes, maior campeonato entre equipes do planeta. A grande final do Sul-Americano ocorrerá neste domingo (18), às 14h.
- Conegliano vence, e Gabi conquista o mundo pela segunda vez
- Lucas Pinheiro fica em 22º no slalom gigante em Alta Badia
- Egonu cresce e Praia Clube encerra Mundial sem medalha
- Osasco se recupera de susto e vira vice-líder da Superliga
- Larissa Silva marca seis vezes e Gran Canaria vence no Espanhol
Sobre a partida
Depois de um início equilibrado, o Minas passou a controlar o ritmo do jogo e se destacar no ataque e na defesa. Assim, a equipe conseguiu facilmente abrir 20 a 13 no placar e encaminhar sua vitória em 25 a 15. Na sequência, o roteiro mudou: o clube brasileiro passou a encontrar muitas dificuldades em finalizar os seus ataques e viu o Regatas Lima disparar na liderança.
Eficientes dentro de quadra, as peruanas chegaram a colocar sete pontos de frente sobre as rivais. No entanto, o time minastenista voltou a se encontrar na partida e chegou a virada na marca de 20 a 19, com um ace da central Júlia Kudiess. As brasileiras fecharam em 25 a 21 e ampliaram para 2 a 0 no placar geral. Por fim, o Minas enfrentou uma parcial mais tranquila e sacramentou o triunfo, e a classificação, com um 25 a 21.