A Federação Internacional de Vôlei (FIVB) anunciou nesta segunda-feira (18) que Lodz, na Polônia, será a sede das finais da Liga das Nações de vôlei masculino de 2024, que acontecerão entre os dias 27 e 30 de junho, às vésperas dos Jogos Olímpicos de Paris-2024. Será o segundo ano consecutivo que o país europeu recebe os jogos decisivos da VNL.
- Franca vence o Instituto em jogo pegado da BCLA
- Unifacisa bate Pato e se mantém no top-10 do NBB
- Brasileiro é eleito melhor do jogo em triunfo na Liga Polonesa
- Brasil busca 10º título do Mundial Júnior de surfe: saiba tudo
- Thiago Monteiro x Kei Nishikori – Australian Open – Onde Assistir
Tradicional palco do voleibol internacional, Lodz recebeu o Mundial de 2014, o Mundial de Clubes de 2017 e uma etapa da VNL de 2018, no masculino, e o Mundial de 2022 e um dos Pré-Olímpicos deste ano, no feminino. Na Liga das Nações de 2024, os jogos acontecerão na Atlas Arena, que tem capacidade para receber quase 14.000 espectadores.
Pelo fato de ser sede, a Polônia já tem um lugar assegurado nas finais da VNL. O país chega como o atual campeão da competição, depois de também ter recebido a final deste ano, em Gdansk. Outras 15 equipes lutarão pelas sete vagas restantes, incluindo o Brasil, na disputa da primeira fase – a Polônia também participa, apesar de já classificada.
A fase inicial da VNL terá três semanas de disputa, iniciada a partir de 21 de maio. Em cada uma delas, cada equipe fará quatro jogos. Ou seja, todas as seleções disputarão 12 partidas na primeira fase. O Brasil começará sua jornada no Rio de Janeiro, partirá para o Japão em seguida e e encerrará sua participação nas Filipinas.
A sede da fase final da Liga das Nações de vôlei feminino ainda não foi definida, mas a seleção comandada por José Roberto Guimarães já sabe onde jogará na primeira fase. A equipe começará no Rio de Janeiro e depois partirá para a Ásia, onde atuará em Macau e em Hong Kong. A final feminina ocorrerá entre 20 e 23 de junho.