Com a derrota para o Tianjin Bohai Bank, da China, por 3 sets a 1 (25/23, 25/20, 17/25 e 25/19) o Praia Clube fica com quarto lugar no Mundial de clubes. Dessa forma, o time repete neste domingo (17) no Centro Desportivo Dragão Amarelo, em Hangzhou, China, seu melhor resultado obtido em 2018. Além disso, o time de Gabi Guimarães, o VakifBank, foi vice-campeão, perdendo a final turca para o rival Eczacibasi.
Com a eliminação na semifinal para o Eczacibasi, da Turquia, o Praia Clube tentava, ao menos subir um degrau no seu retrospecto no Mundial. A equipe de Uberlândia participou pela quinta vez consecutiva do torneio. Anteriormente, sua melhor colocação foi o quarto lugar em 2018, quando estreou por convite. Na última edição, em 2022, o time ficou na quinta colocação.
No entanto, o Tianjin teve mais força mental e erro menos do que o Praia Clube para ficar com o bronze. Desse modo, o time chinês foi mais incisivo nos momentos decisivos dos dois primeiros sets. Primordialmente, Tainara foi espetacular (mais uma vez) e comandou uma reação no terceiro set. A oposta anotou nada menos do que 32 pontos na partida inteira, com 27 em ataques, quatro em bloqueios e um ace.
- Egonu cresce e Praia Clube encerra Mundial sem medalha
- Osasco se recupera de susto e vira vice-líder da Superliga
- Larissa Silva marca seis vezes e Gran Canaria vence no Espanhol
- Com atropelo após intervalo, União Corinthians vence Corinthians
- Sesi Franca derrota Vasco e segue na briga pelo G4 do NBB
Todavia, o time do Praia Clube não encaixou o seu melhor jogo e cometeu, ao todo, 25 erros que se converteram em pontos para o Tianjin. Ou seja, um set inteiro de graça para o adversário chinês, que errou 12 vezes. O time da casa também foi melhor nos bloqueios, 10 a 8 e mais equilibrado na distribuição dos pontos. Quatro atletas fizeram mais que 12 pontos, enquanto que o Praia Clube teve apenas Tainara e Giovana acima dessa marca.
Duelo multicampeão turco na final
Na final, o duelo foi entre os times turcos do VakifBank Spor Kubulu, time da brasileira Gabi Guimarães, e Eczacibasi Dynavit Istambul. Era um embate entre o tetracampeão do Mundial de clubes contra o bicampeão, que não via o título desde 2016. Assim, o Eczacibasi conquistou o tricampeonato da competição no tie-brake. O placar foi 3 sets a 2 (19/25, 25/23, 25/23, 23/25 e 15/9) em uma virada emocionante. Jordan Thompson, companheira de time da brasileira, foi a maior pontuadora da partida, com 33 pontos e Gabi contribuiu com 16.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIKTOK E FACEBOOK
Nas premiações individuais, Tainara, do Praia Clube foi a maior pontuadora e Gabi Guimarães fez parte do dream team do torneio. A oposta sérvia Tijana Boskovic, do Eczacibasi, foi a maior pontuadora do time na final e MVP da competição.