O tetracampeão Sada Cruzeiro caiu na fase de grupos do Mundial de Clubes de vôlei masculino, em Bangalore, na Índia. A equipe mineira perdeu o confronto direto para o Halkbank, da Turquia, por 3 sets a 0 (26/24, 25/18 e 27/25), na manhã desta sexta-feira (08), e e deu adeus à competição. Agora, apenas o Itambé Minas segue representando o Brasil no torneio.
+ Tabela do Mundial de Clubes de vôlei masculino
- Campeonato Paulista 2024 de montanha define campeões
- Rio Women’s Cup vai reunir velejadoras no Rio de Janeiro
- Argentina recebe Sul-Americano de Slalom e Caiaque Cross
- Brasília recebe Etapa da Copa do Mundo de Triatlo
- Sem Gui Santos, Warriors vence Wizards na NBA
Após vencer o Suntory Sunbirds, do Japão, no tie-break, o Sada Cruzeiro chegou para o duelo contra o Halkbank em clima de decisão. Isto porque, quem vencesse, estaria classificado para a semifinal. O Mundial tem seis equipes, divididas em dois grupos de três, em que as duas melhores de cada chave avançam para o mata-mata. O Suntory já estava garantido, por ter vencido o Halkbank na estreia.
A equipe comandada por Filipe Ferraz começou bem na partida e chegou a abrir 18/13 no primeiro set, mas o Halkbank reagiu e conseguiu a virada, fechando a parcial em 26/24. Mantendo o ímpeto, o time turco seguiu melhor no segundo set e dominou a parcial desde o início, ganhando por 25/18. No terceiro set, o Halkbank chegou a ter 24/21 e o Sada empatou, mas a equipe turca fechou em 27/25.
O francês Ngapeth foi o maior pontuador da partida, com 16 acertos – 11 de ataque, quatro de bloqueio e um ace -, seguido pelo holandês Abdel-Aziz Nimir, com 15. Ex-Sada Cruzeiro, Gordon Perrin marcou 14. Pelo lado mineiro, o cubano Lopez anotou 12 pontos, todos de ataque, enquanto Wallace fez oito. O Halkbank anotou 12 pontos de bloqueio contra quatro do Sada.
Adeus ao Mundial
Com o resultado, o Sada Cruzeiro terminou a competição em terceiro lugar do grupo B, com dois pontos. O Suntory Sunbirds foi o líder da chave, com quatro pontos, enquanto o Halkbank ficou em segundo, com três pontos. As duas equipes estão classificadas para as semifinais, onde enfrentarão Perugia (Itália), Itambé Minas (Brasil) ou Ahmedabad Defenders (Índia).
O Sada Cruzeiro buscava seu quinto título mundial, após ter sido campeão em 2013, 2015, 2016 e 2021. Em todas essas ocasiões, a equipe mineira jogou em casa, em Betim, cidade na região metropolitana de Belo Horizonte. Portanto, o time segue sem conquistar títulos mundiais em solo estrangeiro. Por outro lado, o Halkbank segue vivo em busca da primeira conquista de um clube turco na competição.