O Sada Cruzeiro começou sua trajetória no Mundial de Clubes de vôlei masculino com vitória. A equipe mineira derrotou o Suntory Sunbirds, do Japão, por 3 sets a 2 (25/21, 31/29, 28/30, 22/25 e 15/12), em partida realizada em Bangalore, na Índia, na manhã desta quinta-feira (7). O time voltará a jogar nesta sexta-feira (8), às 8h30, contra o turco Halkbank, buscando a classificação para a semifinal.
+ Tabela do Mundial de Clubes de vôlei masculino
- Egonu cresce e Praia Clube encerra Mundial sem medalha
- Osasco se recupera de susto e vira vice-líder da Superliga
- Larissa Silva marca seis vezes e Gran Canaria vence no Espanhol
- Com atropelo após intervalo, União Corinthians vence Corinthians
- Sesi Franca derrota Vasco e segue na briga pelo G4 do NBB
Apesar do favoritismo, o Sada Cruzeiro teve muito trabalho para vencer o Suntory, que disputa o Mundial pela primeira vez. A equipe comandada por Filipe Ferraz teve “sossego” somente no primeiro set, ao fechar em 25/21. A partir da segunda parcial, o jogo se equilibrou em uma tônica que permaneceu até o fim da partida, com as duas equipes trocando pontos até alguém abrir a vantagem mínima.
Quem levou a melhor no segundo set foi o Sada, com 31/29. Na terceira parcial, a equipe mineira conseguiu desgarrar na metade final e abriu 20/16, mas tomou o empate. No fim, chegou a fazer 25/23 em uma bola atacada para fora do Suntory, mas após revisão de vídeo constatou-se toque no bloqueio de Cledenilson, o que prolongou o set. No fim, quem levou a melhor foi o time japonês, em 30/28.
Já no quarto set, o Suntory desgarrou na metade final e conseguiu a vitória por 25/22, forçando o tie-break. Por lá, o time japonês manteve o ímpeto e chegou a abrir 5/2 de vantagem. No entanto, o Sada Cruzeiro marcou quatro pontos seguidos e tomou a dianteira. A partir daí, os times trocaram pontos até que o time mineiro fechou em 15/12.
Números
O cubano Lopez foi o maior pontuador da partida, com 31 pontos, sendo 27 de ataque, dois de bloqueio e dois de saque. Em seguida, aparece Wallace, que anotou 21 pontos, dos quais três foram de bloqueio. Lucão fez nove pontos, enquanto Cledenilson marcou oito. Pelo Sunbirds, o russo Dmitriy Muserskiy marcou 25 pontos.
Situação
Apesar da derrota, o Suntory Sunbirds garantiu classificação para a semifinal do Mundial, uma vez que já havia vencido o Halkbank por 3 a 0, na véspera. A competição conta com seis equipes, que estão em dois grupos de três. Após jogarem entre si, as duas melhores vão ao mata-mata. A segunda vaga do grupo B ficará entre Sada Cruzeiro e Halkbank, que jogarão nesta sexta-feira (7), às 8h30 (horário de Brasília).