O Campeonato Sul-Americano sub-17 de vôlei feminino será o primeiro da categoria no cenário mundial. Além disso, a competição que começa nesta quarta-feira (27) no Peru, também vai marcar a estreia de Fofão como treinadora. Campeã olímpica em Pequim 2008, e com cinco participações em Olimpíadas, a ex-capitã da seleção feminina agora comanda o time do lado de fora da quadra.
“A ansiedade começou a bater. Antes estávamos na fase de preparação, e eu foquei nisso. Agora o dia da estreia está chegando, e a gente começa a visualizar o que pretendemos realizar em quadra, então a ansiedade chega, mas está sob controle. É um sentimento diferente de quando ia entrar em quadra”, disse a treinadora da Seleção Feminina Vôlei sub-17. O Brasil estreia contra o Chile, a partir das 20h.
- 4 derrotas marcam estreia do Brasil no tênis em cadeira de rodas
- Pinheiros anuncia volta de Grummy ao time de Polo Aquático
- Gui Santos tem atuação discreta em derrota do Warriors
- Com reta final espetacular, Vôlei Renata faz 3 a 0 no Suzano
- Felipe Fraquelli e Ana Roth são os campeões nacionais de ILCA 6
“Agora, preparei um time inteiro para jogar, crio um pouco de expectativa sobre o que trabalhamos. Fica aquele questionamento se vai funcionar ou não, os detalhes da reta final começam a aparecer. Jogar era mais fácil”, completou Fofão na véspera da primeira partida oficial. Ela assumiu o cargo em fevereiro.
O Sula sub-17
O primeiro Sul-Americano sub-17 de vôlei feminino vai contar com sete equipes divididas em dois grupos. O Brasil está no grupo B, ao lado de Chile, Equador e Colômbia. Enquanto isso, na chave A, estão Argentina, Bolívia e Peru. Os dois melhores de cada grupo avançam para as semifinais. Além disso, as três seleções que subirem ao pódio se garantem no Mundial da categoria em 2024.
“O que sabemos do cenário, os adversários mais complicados estão na outra chave, que são Peru e Argentina, então nossa responsabilidade é sair em primeiro no nosso grupo. Temos que entrar com seriedade contra qualquer equipe, quero que o nosso time entre forte em todos os jogos seja qual for o adversário”, avaliou Fofão.
O time de Fofão
A seleção feminina de vôlei sub-17 disputa o Sul-Americano em Lima com as opostas Heloísa e Vallentina. Como levantadoras, estão Maria Eduarda e Mariana Silva. Kamilla, Maria Luiza, Mari Cortês e Mariana Gaviolle são as centrais. Além disso, o time conta com as ponteiras Eduarda Zeni, Gabrielly, Laura e Mayara Seles. Por fim, as líberos serão Júlia e Sophia.
+SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
“Foi um processo de construção muito bom. Formamos uma seleção a partir de um grupo grande, reunimos informações, fizemos observações em competições, tudo isso nos deu embasamento para formar a equipe. Um trabalho minucioso para podermos escolher as que achávamos as mais prontas para estarem aqui. É uma equipe muito jovem, mas que mostrou evolução ao longo do período que estivemos juntos, o que me dá muito orgulho. Elas estão encarando toda esta experiência como atletas de seleção”, explicou a treinadora.
*Com informações da CBV