O Brasil venceu sua quarta partida no Pré-Olímpico de vôlei feminino, em Tóquio, no Japão, na madrugada desta quarta-feira (20). A equipe comandada por José Roberto Guimarães derrotou Porto Rico por 3 sets a 0 (25/21, 25/15 e 25/9), com grande atuação de suas centrais. Thaisa anotou 14 pontos, enquanto Diana marcou 13. A seleção volta à quadra na próxima sexta-feira (22), às 04h (horário de Brasília), para enfrentar a Turquia.
+ Tabela do Pré-Olímpico de vôlei feminino
- Praia Clube passa fácil pelo Maringá na Superliga Feminina
- Osasco x Pinheiros – Superliga: quando e onde assistir
- Minas Tênis Clube x Brasília – Superliga: quando e onde assistir
- Luana Silva recebe wildcard para a temporada 2025 da WSL
- Com João Fonseca e Zverev, Rio Open 2025 divulga participantes
Depois de um susto na última partida, quando ganhou da Bulgária no tie-break, o Brasil teve duas mudanças na equipe titular para o duelo contra Porto Rico. Rosamaria e Diana começaram a partida nos lugares de Kisy e Carol, respectivamente. Assim, Zé Roberto colocou em quadra Gabi, Roberta, Thaísa, Júlia Bergmann, Rosamaria, Diana e Nyeme (L). Naiane, Kisy, Pri Daroit, Tainara e Carol entraram ao longo da partida.
As mudanças surtiram efeito e o Brasil fez uma de suas melhores partidas no torneio. O começo, no entanto, foi acirrado. A equipe brasileira cometeu oito erros de ataque no primeiro set, o que fez com que as porto-riquenhas permanecessem coladas no placar, encerrado em 25/21. A partir da segunda parcial, só deu Brasil. Com ótimos saques e se destacando no bloqueio, a seleção foi dominante e fechou os sets seguintes em 25/15 e 25/9, respectivamente.
Rosamaria foi a maior pontuadora do duelo, com 15 pontos, sendo 14 de ataque. Thaisa anotou 14 pontos, mesmo ficando no banco de reservas na reta final do terceiro set. Foram sete pontos de ataque, quatro de bloqueio e três de saque. Já Diana teve 13 acertos, sendo sete de ataque e quatro de bloqueio. Além disso, Júlia Bergmann anotou 12 pontos. Pelo lado borícuo, Abercrombie marcou oito pontos.
Situação no Pré-Olímpico
Com a vitória, o Brasil chega a quatro vitórias em quatro jogos no Pré-Olímpico de vôlei feminino. Dessa forma, a equipe está em segundo lugar no grupo B da competição, com 11 pontos, aparecendo atrás da Turquia, que tem 12. O Japão aparece em terceiro lugar, mas ainda jogará nesta quarta-feira. O próximo compromisso da seleção brasileira será justamente contra a Turquia, em um confronto direto pela vaga olímpica, na sexta-feira (22), às 04h (horário de Brasília).
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIKTOK E FACEBOOK
O grupo B do Pré-Olímpico de vôlei feminino reúne oito equipes. Após jogarem entre si, apenas as duas primeiras colocadas avançam aos Jogos Olímpicos de Paris-2024. Além da Turquia, o Brasil ainda enfrentará a Bélgica (sábado, 04h), e o Japão (domingo, 07h25). Apenas Brasil, Turquia e Japão venceram todos os jogos no torneio.
Como foi o jogo
Porto Rico fez os dois primeiros pontos da partida, mas logo o Brasil assumiu a dianteira. Thaisa foi bem acionada desde o início e, através de uma boa passagem no saque, a equipe chegou a quatro pontos de frente, em 8 a 4. A central, aliás, marcou quatro desses oito primeiros pontos brasileiros. Júlia Bergmann teve erros de recepção no começo da partida, mas pontuou quando acionada na rede.
O Brasil, então, tomou conta da partida e abriu uma vantagem considerável no placar. A equipe chegou a 21/14, o que obrigou o treinador porto-riquenho a pedir seus dois pedidos de tempo durante esse intervalo. Na volta, o Brasil teve erros seguidos de ataque e recepção e sofreu três pontos seguidos, o que fez com que Zé parasse a partida. Na reta final, o time brasileiro administrou a vantagem e fechou a parcial em 25/21.
Domínio brasileiro
Assim como aconteceu no primeiro set, Porto Rico chegou a abrir dois pontos de vantagem no início da segunda parcial. No entanto, também repetindo o set anterior, o Brasil rapidamente passou a frente e conseguiu abrir diferença no placar com uma boa passagem de Thaisa no saque. A seleção chegou a 11/6 de vantagem e o treinador borícuo pediu tempo. Após a parada, o time centro-americano encostou no placar e chegou a 12/10 contra.
No entanto, a reação porto-riquenha parou por aí. Com Rosamaria e Gabi bem acionadas e um bloqueio forte liderado por Diana, o Brasil anotou sete pontos seguidos e voltou a ter o controle da partida. Dessa forma, fechou a parcial em 25/15. Já no terceiro set, o Brasil foi dominante desde o início. Roberta distribuiu bem o jogo e fez com que todas as jogadoras atacassem. Na reta final, Zé Roberto rodou sua equipe, que fechou a partida em 25/9.