Os Pré-Olímpicos Mundiais de vôlei feminino começam a partir da noite desta sexta-feira (14). Serão 24 equipes disputando em três torneios distintos na briga por seis vagas em Paris 2024. O Brasil disputa o grupo B, em Tóquio, no Japão, e estreia nesta na madrugada de sábado (16), às 04h (horário de Brasília), contra a Argentina. Dessa forma, Sportv 2 e TV Globo transmitirão os jogos ao vivo.
- Conegliano vence, e Gabi conquista o mundo pela segunda vez
- Julia de Vos quebra recordes brasileiros nos 500m e 1000m
- Lucas Pinheiro fica em 22º no slalom gigante em Alta Badia
- Egonu cresce e Praia Clube encerra Mundial sem medalha
- Osasco se recupera de susto e vira vice-líder da Superliga
Assim como os outros dois grupos, o Pré-Olímpico de Tóquio conta com oito seleções. Além do Brasil, participam Argentina, Bélgica, Bulgária, Japão, Peru, Porto Rico e Turquia. Todos jogam entre si em turno único e, ao final das sete rodadas, os dois melhores colocados garantirão vaga nos Jogos Olímpicos de Paris 2024. Portanto, as classificações poderão ser definidas até 24 de setembro, quando os torneios serão encerrados.
Comandado por José Roberto Guimarães, o Brasil terá 15 jogadoras à disposição. As principais ausências da equipe para a competição são Macris e Ana Cristina, que se recuperam de lesão. Assim, o a seleção terá à disposição: as levantadoras Naiane e Roberta, as opostas Kisy, Rosamaria e Tainara; as ponteiras Gabi, Julia Bergmann, Maiara Basso e Pri Daroit; as centrais Carol, Diana, Lorena e Thaisa; e as líberos Natinha e Nyeme.
A seleção brasileira de vôlei feminino é bicampeã olímpica, com títulos em 2008 e 2012 – ambas sob a liderança de Zé Roberto -, e busca disputar sua 12ª edição olímpica de forma consecutiva. Dessa forma, o Brasil participa do maior evento esportivo do planeta de forma consecutiva desde Moscou-1980. De lá para cá, foram dois ouros, uma prata e dois bronzes. A prata, aliás, veio na última edição, com derrota para os Estados Unidos em Tóquio-2020.
Cronograma
Os voleifãs que quiserem acompanhar a seleção verde-amarela na caminhada rumo a Paris 2024 terão que madrugar quase todos os dias. Isto porque o Brasil jogará às 04h (horário de Brasília) nas seis primeiras rodadas do Pré-Olímpico. A exceção será no último jogo, contra o Japão, em que o confronto é às 07h25. Confira todas as partidas do Brasil abaixo.
+ Confira a tabela do Pré-Olímpico de vôlei feminino
O grupo A do Pré-Olímpico de vôlei feminino tem Ningbo, na China, como sede, e conta com Canadá, Holanda, México, República Dominicana, República Tcheca, Sérvia e Ucrânia, além das anfitriãs. Já o grupo C, sediado em Lodz, na Polônia, terá Alemanha, Colômbia, Coreia do Sul, Eslovênia, Estados Unidos, Itália e Tailândia, além das donas da casa. Nesses dois torneios, o formato de classificação é o mesmo: os dois primeiros vão a Paris.
Caso o Brasil não consiga se garantir em Paris através do Pré-Olímpico Mundial, terá a chance de carimbar seu passaporte através dos rankings mundiais, uma vez que os cinco países mais bem colocados na classificação em 24 de junho de 2024 garantirão um lugar na Olimpíada. Os Jogos de Paris, por sua vez, acontecerão entre 27 de julho e 11 de agosto de 2024, no Paris Expo Porte de Versailles.
Ficha técnica
Competição: Pré-Olímpico de vôlei feminino
Data: entre 15/09 e 24/09
Local: Tóquio, Japão
Onde assistir ao vivo: TV Globo e Sportv 2
Jogos do Brasil no Pré-Olímpico de vôlei feminino:
Brasil x Argentina – sábado (16/09), às 04h
Brasil x Peru – domingo (17/09), às 04h
Bulgária x Brasil – terça-feira (19/09), às 04h
Brasil x Porto Rico – quarta-feira (20/09), às 04h
Turquia x Brasil– sexta-feira (22/09), às 04h
Brasil x Bélgica – sábado (23/09), às 04h
Japão x Brasil – domingo (24/09), às 07h25