8 5
Siga o OTD

Vôlei

Brasil fica com o vice-campeonato na Copa Pan-Americana

O time masculino do vôlei do Brasil não repetiu atuação da 1ª fase e perdeu a final do campeonato para o Canadá por 3 sets a 1

Na imagem, time do Canadá comemorando, enquanto jogador do Brasil lamenta ao fundo.
Time do Canadá comemorando, enquanto jogador do Brasil lamenta ao fundo. Foto: Twitter/ @Norceca_Info

O Brasil foi irreconhecível na final da Copa Pan-Americana de vôlei masculino, que ocorreu em Guadalajara, no México. Nas últimas horas da noite deste domingo (20), o time perdeu para o Canadá, por 3 sets a 1 (26/24, 20/25, 25/23 e 25/22). Em um jogo carregado de erros, a Seleção esteve abaixo das demais atuações, principalmente nos momentos decisivos, contra um adversário que tinha vencido na primeira fase.

+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

Anteriormente, o Brasil venceu o Chile para chegar a final. Dessa forma, teve três vitórias na competição sem perder um set. A segunda vitória foi justamente contra o Canadá, que determinou a primeira colocação no grupo e o avanço direto para a semifinal. O time da América do Norte pareceu mais concentrado e disposto a reverter a imagem do primeiro confronto.

O jogo da prata

Antes de mais nada, é preciso ressaltar que o nível técnico esteve menor com 32 pontos de erros fornecidos pelo Brasil e 31 pelo Canadá. O time brasileiro teve mais pontos de ataque, mas perdeu em bloqueios e saques, que foi determinante para o placar final.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

O primeiro set começou equilibrado, com o Brasil sempre atrás do marcador, até o 11 a 11, quando os canadenses criaram uma vantagem de três pontos. E ficou um jogo de gato e rato, que os brasileiros buscavam o empate e o time oposto abria nova margem. Foi o set mais demorado, com meia hora de duração.

Em seguida, veio o momento de recuperação e retomada de esperança. Assim, o Brasil comandou as ações e manteve-se à frente do placar durante a segunda parcial. A ordem de abrir e empatar tinha virado de lado e o set terminou de forma animadora para buscar a virada, que não se concretizou.

A terceira parcial teve lampejos do Brasil de outras fases, que rapidamente foi controlado pelo lado canadense. Do meio para o final, a perseguição voltou dos brasileiros oscilando e empatando. Porém o Canadá não esmoreceu para finalizar. Por fim, o quarto e decisivo set pareceu uma repetição inglória do primeiro e do terceiro set. Toda vez que o Brasil empatava, ligava o alerta no Canadá para não sofrer uma virada. O título veio com um saque brasileiro disparado para fora.

Jornalista formado em 2013, mas que atuo desde 2008, quando ingressei na Universidade P. Mackenzie, Trabalhei por seis anos no Diário Lance!. Passei por Punteiro Izquierdo, Surto Olímpico, Torcedores e Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de São Paulo. Entrei no OTD em Abril de 2023.

Mais em Vôlei