Que estreia! O Brasil iniciou sua participação no torneio de vôlei feminino dos Jogos Mundiais Universitários de Chengdu de forma épica. Em duelo contra a Polônia, a equipe perdeu os dois primeiros sets, mas conseguiu empatar e forçou o tie-break. Na parcial decisiva, chegou a estar cinco pontos atrás e virou o placar. Assim, venceu a partida por 3 sets a 2 (21/25, 22/25, 25/23, 25/19 e 16/14).
+ Vôlei masculino perde para Alemanha na estreia da Universíade de Chengdu
- Conegliano vence, e Gabi conquista o mundo pela segunda vez
- Julia de Vos quebra recordes brasileiros nos 500m e 1000m
- Lucas Pinheiro fica em 22º no slalom gigante em Alta Badia
- Egonu cresce e Praia Clube encerra Mundial sem medalha
- Osasco se recupera de susto e vira vice-líder da Superliga
O Brasil teve um início ruim e viu a Polônia dominar o primeiro set, em 25/21. A equipe europeia seguiu melhor na segunda parcial e também venceu, em 25/22. Já para o terceiro set, o Brasil teve uma grande melhora e tomou as rédeas do placar, chegando a abrir cinco pontos. A equipe chegou a tomar o empate, mas levou a melhor no fim, em 25/23.
Impulsionado pela boa vitória na parcial anterior, o Brasil manteve a intensidade no quarto set e foi dominante, vencendo por 25/19. Dessa forma, o tie-break foi forçado. Por lá, o Brasil teve um momento de instabilidade ocasionado por um erro da arbitragem e, assim, a Polônia abriu cinco pontos de vantagem, em 11/6. Empurrado pela torcida de atletas de outras modalidades e membros da comissão técnica, o Brasil cortou a diferença e conseguiu a virada em 16/14.
Números
O Brasil começou o jogo com Sabrina Groth, Jussara, Camila Mesquita, Sabrina Machado, Leticya, Lyara e Laís Lima (L). Natalia Danielski entrou no lugar de Camila no terceiro set. Mikaella Costa e Duda Lima entraram na inversão do 5×1 ao longo do jogo. Sabrina Machado foi a maior pontuadora da partida, com 21 pontos. Jussara também teve papel fundamental, marcando 17 pontos, enquanto Sabrina Groth anotou 14.
Com a vitória, o Brasil dá um passo importante para se classificar em primeiro lugar no grupo A do vôlei feminino nos Jogos Mundiais Universitários de Chengdu. A chave é composta por três equipes, sendo que as duas melhores avançam. O próximo compromisso do Brasil será contra Taiwan, nesta terça-feira (01º), às 09h (horário de Brasília).
Os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu acontecem entre os dias 28 de julho e 8 de agosto. A competição reúne atletas de mais de 110 países, com idades entre 18 e 27 anos. O evento aconteceria em 2021, mas sofreu adiamento de dois anos por conta da pandemia de Covid-19. No caso do vôlei feminino, a base da equipe é da Unip-SP.