A seleção brasileira universitária de vôlei masculino estreou com derrota nos Jogos Mundiais Universitários de Chengdu, na China. A equipe perdeu para a Alemanha por 3 sets a 0 (32/30, 25/20 e 25/20), neste sábado (29), no Ginásio de Hongyi. O Brasil volta a jogar na segunda-feira, contra Taiwan, ainda com chances de classificação para a próxima fase.
- Egonu cresce e Praia Clube encerra Mundial sem medalha
- Osasco se recupera de susto e vira vice-líder da Superliga
- Larissa Silva marca seis vezes e Gran Canaria vence no Espanhol
- Com atropelo após intervalo, União Corinthians vence Corinthians
- Sesi Franca derrota Vasco e segue na briga pelo G4 do NBB
O jogo
O Brasil já havia enfrentado a Alemanha em um jogo-treino três dias antes, tendo perdido por 4 sets a 0 (25/16, 25/22, 25/13 e 25/15). Com uma nova postura, a equipe verde-amarela começou melhor desta vez e teve uma vantagem confortável no primeiro set, com 18/13 de frente. No entanto, desperdiçou set points e tomou a virada em 32/30. A Alemanha foi superior nas parciais seguintes, vencendo por 25/20.
Comandada pelo treinador Evandro Pontes, a equipe brasileira foi a quadra com Henrique Adami, Pedro Henrique Silva, David Figueiredo, Matheus Krauchuk, Vinicius Lersch, Henrique Guedes e Wallace dos Santos (L). Jorge Oliveira entrou no lugar de Henrique no terceiro set. Além disso, Antony Gonçalves, João Guilherme Mattos e Giovani Faccin também entraram na partida.
O Brasil fez apenas 27 pontos de ataque em toda a partida. Pedro Henrique Silva foi o maior pontuador da equipe, com 11 pontos. Matheus Krauchuk anotou oito, enquanto David Figueiredo marcou seis. Pelo lado da Alemanha, o capitão Rohrs marcou 13 pontos, enquanto Peter e Kunstmann anotaram 11 cada.
Mais sobre o evento
Os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu reúnem atletas com idades entre 18 e 27 anos. No caso do vôlei masculino, o time todo é formado por jogadores da Unioesc, de Santa Catarina, que venceu os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) de 2022. Matheus Krauchuk, que atuará no vôlei italiano na próxima temporada, é o destaque da equipe.
Apesar da derrota para a Alemanha, o Brasil ainda luta para se classificar para a próxima fase dos Jogos Mundiais Universitários de Chengdu. A equipe enfrentará o Taiwan na próxima segunda-feira (31), às 09h (horário de Brasília). Por fim, encara a Itália na quarta-feira (02), no mesmo horário. Os dois primeiros do grupo avançam para as quartas de final.