O técnico Renan Dal Zotto definiu nesta terça-feira (18) a lista dos 14 jogadores relacionados para a disputa da fase final da Liga das Nações de vôlei masculino, em Gdansk, na Polônia. O principal destaque da convocação é a presença de Felipe Roque, que ganhou a concorrência com Abouba. O Brasil enfrenta o time da casa pelas quartas de final da VNL na quinta-feira (20), às 15h (de Brasília).
+ Tabela da Liga das Nações de vôlei masculino
- Conegliano vence, e Gabi conquista o mundo pela segunda vez
- Julia de Vos quebra recordes brasileiros nos 500m e 1000m
- Lucas Pinheiro fica em 22º no slalom gigante em Alta Badia
- Egonu cresce e Praia Clube encerra Mundial sem medalha
- Osasco se recupera de susto e vira vice-líder da Superliga
A base da seleção que disputou as três semanas da competição foi mantida. A principal dúvida na lista era na segunda vaga de oposto, em que Abouba e Roque disputavam a posição. Com a opção por Roque, a equipe ficou assim: Bruninho e Cachopa (levantadores), Alan e Roque (opostos), Adriano, Honorato, Leal e Lucarelli (ponteiros), Flavio, Judson, Lucão e Otávio (centrais) e Maique e Thales (líberos).
“Fizemos uma semana de treinos no Centro de Treinamento da CBV, antes da viagem, e conseguimos dar uma boa lapidada nas partes física, técnica e tática, para chegarmos na melhor condição para enfrentar a Polônia”, disse o treinador Renan Dal Zotto, sobre a fase final de preparação.
O Brasil vai em busca de seu segundo título da VNL masculina. A equipe foi campeã pela primeira vez em 2021, antes dos Jogos Olímpicos de Tóquio. Na última edição, entretanto, acabou derrotada nas quartas de final, perdendo para os Estados Unidos.
Na atual temporada, a seleção verde-amarela encerrou a primeira fase em sexto lugar, com uma campanha de oito vitórias e quatro derrotas. Um dos reveses brasileiros, aliás, veio justamente diante da Polônia, adversária nas quartas de final. O Brasil perdeu por 3 sets a 1. Em caso de ida à semifinal, enfrentará Japão ou Eslovênia.