Título inédito nos Estados Unidos! Com atuação brilhante de Melissa Vargas, a Turquia bateu a China pelo placar de 3 a 1 (25/22, 22/25, 25/21 e 25/16) e se sagrou campeã da Liga das Nações. Além disso, a conquista foi o primeiro título do país em um torneio mundial de vôlei feminino, na categoria adulta.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram
A seleção turca iniciou o primeiro set abrindo uma pequena vantagem no placar, graças ao bom poderio ofensivo das suas atacantes Melissa Vargas e Ebrar Karakurt. Na sequência, a China conseguiu se recuperar no jogo e até virou o marcador, mas viu a Turquia retomar a liderança e fechar a parcial em 25 a 22.
- Osasco se recupera de susto e vira vice-líder da Superliga
- Larissa Silva marca seis vezes e Gran Canaria vence no Espanhol
- Com atropelo após intervalo, União Corinthians vence Corinthians
- Sesi Franca derrota Vasco e segue na briga pelo G4 do NBB
- Pinheiros bate o Brusque e vence segunda seguida na Superliga
Logo depois, no segundo set, a Turquia começou novamente superior ao seu adversário e logo largou na frente na parcial. Porém, aos poucos, as chinesas foram se aproximando do placar, até alcançarem a virada e abrirem três pontos em um 19 a 16. Mais tarde, essa vantagem se transformou em um 23 a 18 a favor das asiáticas. As turcas até tiveram uma leve reação, mas a China conseguiu fechar em 25 a 22.
Quartos finais
Já no terceiro quarto, Vargas comandou o ataque turco, com um repertório bastante variado no setor ofensivo, liderando a parcial durante toda a disputa. Dessa forma, a Turquia abriu 2 a 1 com o placar final de 25 a 21.
Por fim, as turcas repetiram o alto ritmo imposto na parcial anterior e abriram uma grande vantagem no quarto decisivo. Assim, a Turquia sacramentou o seu título com mais um ponto de bloqueio, finalizando o confronto em 25 a 16 e ficando com a taça inédita da Liga das Nações. A conquista do torneio foi o primeiro campeonato de nível internacional, na categoria adulta, que a seleção turca venceu em sua história.
Polônia vence os EUA no tie-break e fica com o bronze
Além disso, mais cedo, a Polônia superou os Estados Unidos, país sede da fase final da Liga das Nações, por 3 a 2 (25/15, 16/25, 25/19, 18/25 e 17/15) e terminou com a medalha de bronze. Esta foi a primeira subida ao pódio do país europeu, que antes possuía a quinta posição como melhor campanha no torneio.
Após o fim da decisão, a Federação Internacional de Vôlei premiou as melhores atletas de cada posição no campeonato. A China e a Turquia dominaram a premiação, com a presença de três jogadoras: as chinesas Yingying Li (ponteira), Xinyue Yuan (central) Linyu Diao (levantadora) e as turcas Zehra Güneş (central), Melissa Vargas (oposta) e Gizem Örge (líbero). Vargas, ainda, foi eleita a MVP da Liga das Nações, tendo anotado 26 pontos na final. Por fim, a polonesa Martyna Łukasik também venceu como uma das melhores ponteiras, além do prêmio de melhor treinador para Daniel Santarelli, técnico da Turquia.