8 5
Siga o OTD

Vôlei

Brasil Kirin perde primeiro set, mas vira e derrota o São Bernardo pela Superliga

Embalados pela vitória na rodada anterior em uma partida histórica em Belém (PA), o Vôlei Brasil Kirin (SP) foi ao ABC paulista neste sábado (17.12), e conseguiu mais um resultado positivo. De virada, o time campineiro bateu o São Bernardo Vôlei (SP) por 3 sets a 1 (21/25, 25/13, 25/23 e 25/20), em 1h50, no ginásio Baetão, em São Bernardo do Campo (SP). A partida valeu pela décima rodada do turno da Superliga Masculina 2016/2017.

A baixa média de idade do time de São Bernardo, (21 anos) pesou e a equipe acabou cedendo pontos importantes em erros. O trunfo do Vôlei Brasil Kirin foi o bom volume defensivo e a eficiência do bloqueio.

Com o triunfo, a equipe de Campinas (SP) assumiu provisoriamente a segunda colocação na tabela da Superliga com 22 pontos conquistados, e oito vitórias em dez jogos. O central campeão olímpico, Maurício Souza foi eleito como destaque da partida em votação no site da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV), e levou o Troféu VivaVôlei, programa de responsabilidade social da CBV que atende crianças de 7 a 14 anos por meio de escolinhas de vôlei.

“O São Bernardo é um time com muito potencial, principalmente no bloqueio e na defesa. No começo do jogo enfrentamos muito o bloqueio e também sofremos com a altura do ginásio. Mas do segundo set para frente conseguimos equilibrar o jogo. Nosso time foi aguerrido e conseguiu se manter unido e focado nos momentos difíceis do confronto, o que nos ajudou a chegar à vitória”, comentou o central que também foi o maior pontuador do duelo com 17 acertos.

O próximo compromisso do Vôlei Brasil Kirin pela Superliga será na próxima quarta-feira (21.12), em casa, no ginásio do Taquaral, em Campinas (SP), contra o líder Sada Cruzeiro (MG), às 19h30, com transmissão do SporTV. No mesmo dia, um pouco mais cedo, às 19h, o São Bernardo visita o Minas Tênis Clube, na Arena Minas, em Belo Horizonte (MG).

O jogo

A partida válida pela décima rodada da Superliga começou bastante equilibrada com as duas equipes trocando vantagem e com bom volume defensivo. Com uma jogada de segunda do levantador Marlon o time da casa fez 9/8. O São Bernardo passou a errar mais e permitiu que o Vôlei Brasil Kirin abrisse dois pontos, 13/15, obrigando o técnico Douglas Chiarotti a parar o jogo. Na volta, o time do ABC paulista conseguiu voltar a pressionar e assumiu a liderança no ataque de Madaloz, 17/16. O bloqueio do São Bernardo fez a diferença na reta final e os donos da casa abriram vantagem. Com o contra-ataque de Ademar, 25/21 para os anfitriões.

Na segunda parcial a maior experiência do time campineiro falou mais alto, e os visitantes conseguiram impor o ritmo em quadra. Com alguns erros de ataque do São Bernardo, o Brasil Kirin abriu 4/7. A equipe de Campinas continuou pressionando e os erros do lado do time da casa aumentou. Quando o placar marcava 7/14 a favor dos visitantes, Douglas Chiarotti pediu tempo. O central Maurício Souza aumentou a diferença para 7/16 com um ace. O São Bernardo tentou reagir, mas o Vôlei Brasil Kirin conseguiu frear as ações do adversário e, com um ataque para fora do ponteiro Vini, os visitantes fecharam em 13/25.

O terceiro set também contou com domínio do Vôlei Brasil Kirin logo no início, mas o São Bernardo conseguiu acertar mais o passe e a virada de bola e não deixou os visitantes se distanciarem tanto no marcador. Depois de um longo rally, o time campineiro abriu dois pontos no ataque de Ygor Ceará, 7/9. A equipe do ABC conseguiu o empate com o bloqueio de Ademar sobre Rivaldo e a virada veio com um ace do oposto Gabriel, 13/12. Os anfitriões, com um bloqueio de Babu no ataque de Diogo, abriram dois pontos, 20/18. Apesar do bom momento dos donos da casa, o Brasil Kirin conseguiu voltar a liderar as ações e, no erro de ataque de Madaloz, fechou mais um set, 23/25.

O São Bernardo continuou a equilibrar a disputa no quarto set, e fez 8/7 com o ataque de meio de Babu. Os visitantes imprimiram um saque mais forçado e fez efeito sobre o passe dos anfitriões, com isso, aproveitando os contra-ataques, o Vôlei Brasil Kirin abriu 9/13 no bloqueio de Maurício Souza sobre o ataque de Madaloz. O domínio do time campineiro se manteve, principalmente no volume de jogo. O Brasil Kirin manteve-se na frente, mesmo com a reação dos donos da casa que conseguiram um ace com o ponteiro Ademar, 19/22. Na sequência, os visitantes administraram a partida e fecharam o set em 20/25 no erro de ataque do central Babu, 20/25.

EQUIPES

SÃO BERNARDO VÔLEI – Marlon, Gabriel, Babu, Wennder, Madaloz e Ademar – líbero Rafinha
Entraram – Pernambuco, Brasília, Vini, Yago, Vitão, Wallaf
Técnico – Douglas Chiarotti

VÔLEI BRASIL KIRIN – Rodriguinho, Rivaldo, Maurício Souza, Vini, Diogo e Ceará – líbero Tiago Brendle
Entraram – Baiano, Jotinha, Matheus
Técnico – Horácio Dileo

SUPERLIGA MASCULINA 2016/2017

Décima rodada do turno
15.12 (QUI) – Lebes/Gedore/Canoas (RS) 3 x 1 Minas Tênis Clube (MG), às 21h55, no ginásio La Salle, em Canoas (RS) (25/22, 25/13, 16/25 e 25/19)
17.12 (SAB) – São Bernardo Vôlei (SP) 1×3 Vôlei Brasil Kirin (SP), às 11h, no Baetão, em São Bernardo do Campo (SP) (25/21, 13/25, 23/25 e 20/25)
17.12 (SAB) – JF Vôlei (MG) x Sesi-SP, às 13h30, no ginásio da UFJF, em Juiz de Fora (MG) – SPORTV
17.12 (SAB) – Sada Cruzeiro (MG) x Funvic Taubaté (SP), ás 19h30, no Riacho, em Contagem (MG) – SPORTV
17.12 (SAB) – Bento Vôlei/Isabela (RS) x Copel Telecom Maringá Vôlei (PR), às 20h, no Municipal, em Bento Gonçalves (RS)
18.12 (DOM) – Caramuru Vôlei/Castro (PR) x Montes Claros Vôlei (MG), às 11h, no Padre José Pagnacco, em Castro (PR) – SPORTV

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Vôlei