Começo de terceira semana ruim para o Brasil na Liga das Nações de vôlei masculino. A equipe comandada por Renan Dal Zotto perdeu para a Itália por 3 sets a 1 (23/25, 25/20, 25/15 e 25/21), nesta terça-feira (04), em Pasay City, nas Filipinas, e conheceu sua terceira derrota na competição. A seleção fez um jogo consistente até o início do segundo set, quando passou a cometer muitos erros, em especial de saque e recepção, e tomou a virada a atual campeã mundial.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram
+ Tabela completa da Liga das Nações
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
A equipe brasileira saiu em vantagem no primeiro set, ao vencê-lo por 25 a 23. Na segunda parcial, começou de forma intensa e chegou a abrir 7 a 2. No entanto, sofreu um apagão. A Itália passou a frente e ainda emplacou cinco pontos de vantagem para fechar em 25 a 20. No terceiro set, os sucessivos erros brasileiros permaneceram e os italianos levaram a vitória, desta vez por dez pontos. O quarto set teve diversas trocas e o time brasileiro melhorou, mas não concretizou a vitória.
O Brasil começou o jogo com Bruno, Lucão, Honorato, Alan, Flávio, Lucarelli e Thales (L). Esta equipe, porém, se modificou muito ao longo da partida. Cachopa e Adriano entraram no terceiro set, nos lugares de Bruno e Lucarelli, que teve muitos erros de recepção, mas os titulares retornaram na quarta parcial. Os centrais Judson e Otávio, o líbero Maique e o oposto Roque também entraram no quarto set.
Números
Honorato foi o principal pontuador brasileiro, com 15 pontos. Lucarelli marcou 11, enquanto Flávio anotou dez. Alan e Roque fizeram nove e oito, respectivamente. Judson foi bem acionado no quarto set e marcou seis pontos, enquanto Lucão, em quadra nos três primeiros sets, marcou cinco. Pelo lado italiano, Yuri Romano anotou 20 pontos, enquanto Michieletto fez 17.
Esta foi a terceira derrota do Brasil na Liga das Nações de vôlei masculino. A equipe também acumula seis vitórias e, assim, aparece em terceiro lugar na classificação, com 19 pontos. Enquanto isso, a Itália chegou ao seu sexto triunfo na competição, ganhando duas posições e indo para a quinta colocação, com 18 pontos.
O próximo compromisso do Brasil será no início da madrugada desta quinta-feira (06), às 00h, contra a Holanda. Será o décimo jogo da seleção brasileira na VNL. Vale lembrar que a equipe jogará um total de 12 partidas na primeira fase, precisando ficar entre os oito primeiros colocados para avançar para a fase final, que acontecerá em Gdansk, na Polônia.
Como foi o jogo
O primeiro set teve muito equilíbrio, com trocas de pontos entre as equipes ao longo de toda a parcial. Flávio virou bolas importantes durante o set. Já na reta final da parcial, com Honorato bem acionado, a seleção verde-amarela abriu três pontos de vantagem, em 20 a 17. No entanto, a Itália ainda empatou em 21 a 21. Com um ace de Lucarelli, o Brasil chegou ao set point e fechou a parcial em seguida, em 25 a 23.
Motivado pela boa vitória no set, o Brasil começou intenso na segunda parcial. A equipe chegou a ter 7 a 2, mas logo a vantagem caiu por terra. A Itália cresceu na parcial, enquanto o Brasil passou a não ser efeito nas viradas de bola, além de pecar nas recepções. Dessa forma, a equipe europeia passou a frente e chegou a 19 a 14 de vantagem. Renan Dal Zotto promoveu a inversão do 5×1, com as entradas de Cachopa e Roque, e as mudanças fizeram o Brasil encostar no placar. No entanto, a Itália voltou a abrir e fechou o set em 25 a 20.
Momento ruim
O terceiro set seguiu o que se viu no segundo. O Brasil seguiu cometendo erros de recepção, em especial com Lucarelli, e a Itália aproveitou-se para abrir vantagem no início da parcial, chegando em 12 a 7. Renan tirou Lucarelli, assim como o levantador Bruno, e colocou Adriano e Cachopa em quadra, mas pouco adiantou. A seleção brasileira seguiu errando muito e a Itália continuou abrindo, até vencer por 25 a 15.
Para a quarta parcial, o Brasil teve mudanças radicais em sua equipe. Bruno e Lucarelli retornaram à quadra, enquanto os centrais Judson e Otávio, além do oposto Roque e do líbero Maique, entraram. A princípio, a Itália começou o set melhor e chegou a 6 a 3, mas o Brasil logo entrou na parcial e passou a frente em 7 a 6.
Contando com saques potentes, a Itália retomou a dianteira e chegou a abrir três pontos de frente em 13 a 10. Roque passou a receber muitas bolas e anotou importantes pontos, que fizeram o Brasil chegar ao empate em 16 a 16. A seleção ainda trocou pontos até a reta final, quando a Itália voltou a forçar seus saques e abriu para fechar em 25 a 21, levando o Brasil a sua terceira derrota na Liga das Nações de vôlei masculino.