O Brasil conheceu sua terceira derrota na Liga das Nações de vôlei feminino nesta quinta-feira (29). A equipe comandada por José Roberto Guimarães perdeu para o Canadá por 3 sets a 2 (28/30, 25/22, 25/23, 21/25 e 17/15), em Bangkok, na Tailândia. A seleção verde-amarela fez um jogo de inconstâncias ofensivas e defensivas, cresceu no fim, mas foi superada no tie-break.
+Tabela da Liga das Nações de Voleibol Feminino (VNL)
- Vitória Miranda vence a primeira e Luiz Calixto se complica
- Victoria Barros se despede do Australian Open Juvenil nas oitavas
- Ryan Francisco cava 2 vezes e põe São Paulo na final da Copinha
- Sesi Bauru derrota Fluminense em confronto pelo G4 da Superliga
- Sesi Franca domina e vence São Paulo no Pedrocão
Nos três primeiros sets, o Canadá abriu vantagem no começo e o Brasil encostou, chegando, inclusive, a passar na frente. Mas momentos de desatenção fizeram com que a equipe norte-americana voltasse para o jogo e deixasse a definição da parcial para os pontos finais. O Brasil venceu o primeiro set por 30/28, perdeu o segundo por 25/22 e o terceiro por 25/23. A seleção também perdia o quarto por 17/13, mas emplacou uma grande virada e saiu vencedor em 25/21. O tie-break teve muito equilíbrio e o Canadá levou a melhor em 17/15.
O Brasil começou o jogo com: Roberta, Thaisa, Gabi, Rosamaria, Carol, Júlia Bergmann e Natinha (L). Pri Daroit entrou no lugar de Júlia ainda no primeiro set, após sucessivas falhas da ponteira brasileira. No terceiro set, Zé promoveu uma inversão do 5×1 que tornou-se definitiva, com as entradas de Macris e Lorrayna nos lugares de Roberta e Rosamaria. Pri Daroit também deu lugar a Maiara Basso, enquanto Nyeme substituiu Natinha. Essas mudanças foram fundamentais para a mudança de postura do Brasil.
Números
Gabi foi a maior pontuadora da equipe brasileira, com 20 acertos. Thaisa apareceu na sequência, com 17 pontos, enquanto Rosamaria teve 15. Maiara e Carol marcaram 11 pontos cada, enquanto Lorrayna anotou dez. Pelo lado do Canadá, Alexa Gray marcou 25 pontos, enquanto Kiera Van Ryk fez 19.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Com o resultado, o Brasil permanece em terceiro lugar na classificação geral da Liga das Nações de vôlei feminino. A equipe tem agora sete vitórias e três derrotas, com 21 pontos somados. Enquanto isso, o Canadá chegou ao quinto triunfo na competição, tendo também cinco derrotas, aparece em nono lugar, com 16 pontos somados. O próximo compromisso da seleção brasileira será contra a Turquia, nesta sexta-feira (30), às 10h30, no horário de Brasília.
Como foi o jogo
Apesar do favoritismo brasileiro, foi o Canadá quem saiu em vantagem no primeiro set, abrindo 5 a 2. Foi somente com a entrada de Thaisa que a equipe brasileira melhorou na partida. A central pontuou no bloqueio, no ataque e no saque e o Brasil passou a frente do placar, chegando a ter 10 a 7. A diferença manteve-se em três pontos ao longo da parcial, mas na reta final o Canadá reagiu.
Após ter 18 a 15, o Brasil cometeu sucessivos erros de ataque e de recepção, em especial de Júlia Bergmann, a equipe norte-americana retomou a dianteira em 21 a 20. Nesse momento, Zé promoveu a entrada de Pri Daroit no lugar de Júlia. A partir daí, as seleções passaram a trocar pontos e ninguém conseguiu abrir dois pontos de vantagem para fechar o set. O Canadá teve quatro set points, enquanto o Brasil teve um antes de fechar em 30 a 28.
A segunda parcial foi marcada por trocas de lideranças no placar. O Canadá abriu vantagem no começo, o Brasil conseguiu a virada e chegou a ter 16 a 15, mas não sustentou a dianteira. O Canadá retomou a dianteira na reta final e, contando com sucessivos erros de ataque e saque do Brasil, encaminhou a vitória na parcial. Zé ainda promoveu a inversão do 5×1, com a entrada de Lorrayna e Macris, mas não adiantou. Assim, o Canadá venceu o set por 25 a 22.
Terceiro e quarto sets
Repetindo o que aconteceu nos sets anteriores, o Canadá começou o set na frente. Desta vez, porém, a vantagem construída foi ainda maior: chegou a seis pontos de vantagem, em 9 a 3. Buscando melhorar o passe, Maiara Basso entrou em quadra no lugar de Pri Daroit. Ainda assim, o Canadá sustentou a diferença no placar. José Roberto Guimarães colocou Lorrayna, Macris e Nyeme na partida e o Brasil melhorou. Após ter 22 a 18 contra, a seleção brasileira de vôlei feminino chegou a empatar, mas o Canadá fechou a parcial em 25 a 23.
Para o quarto set, o Brasil voltou à quadra com a mesma equipe que terminou a terceira parcial. O Canadá seguiu melhor e manteve a liderança do placar desde o começo da parcial. A equipe norte-americana abriu vantagem e chegou a ter 17 a 13. A partir daí, porém, a seleção brasileira melhorou sua defesa e seu ataque e cresceu na partida. Com uma ótima passagem de Gabi, que foi muito acionada pela boa distribuição de Macris, o Brasil marcou quatro pontos seguidos e empatou o duelo. A equipe seguiu dominante na reta final e levou a melhor em 25 a 21.
Tie-break
O tie-break foi marcado por muito equilíbrio, com todos os pontos sendo muito disputados. O Canadá saiu na frente, mas o Brasil “roubou” a vantagem logo cedo. Ainda com uma Gabi inspirada, o Brasil conseguiu abrir três pontos de vantagem em 9 a 6, mas o Canadá passou a frente em 12 a 11. José Roberto ainda promoveu a inversão do 5×1 na reta final. As equipes trocaram pontos e o Canadá levou a melhor, em 17 a 15, conquistando sua quinta vitória na Liga das Nações de vôlei feminino.