Antes de tudo, a derrota para os Estados Unidos, na Liga das Nações de vôlei feminino, trouxe um problema muito grande surgiu para o técnico Zé Roberto Guimarães: a defesa. Assim, com erros de recepção, passe e poucos bloqueios, as brasileiras viram as americanas passearem. Então, este foi o quarto jogo da semana 2 da VNL, em Brasília e as brasileiras perderam por 3 sets a 0.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram
Em suma, poucos foram os momentos em que o passe chegou na mão das levantadoras Macris e Roberta. Dessa maneira, o treinador não ficou satisfeito com o desempenho do Brasil na defesa e no bloqueio. Portanto, ele acredita que, sem melhorar os fundamentos, bater os EUA fica mais difícil. “Se a gente não evoluir essa relação de bloqueio e defesa e também não melhorar na entrega de bola, na saída de jogo, a gente vai ter problemas. Os nossos contra-ataques também não foram bons. A gente não conseguiu transformar a nossa defesa e bloqueio em pontos, isso não pode ocorrer”, analisou o técnico brasileiro.
- Nicole Silveira ganha bronze inédito na Copa do Mundo
- Sem Gui Santos, Warriors vence Grizzlies pela NBA 2024/2025
- Quatro duplas se garantem nas semis do Brasileiro de squash
- Antônio Poletto e Karina Shiray campeões do WTT Buenos Aires
- Bia Haddad atribui psicológico para virada na BJK Cup
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Preocupações de Zé Roberto
Nas estatísticas da partida, o Brasil liderou apenas em bloqueios, 9 a 6, mas nos demais fundamentos, as americanas deram um chocolate: foram 46 ataques contra 43 do time da casa, 7 pontos de saques 2 das brasileiras, e em surpreendentes 16 pontos de erros das adversárias contra apenas 9 das americanas. Ademais, Zé Roberto enfatizou o poder que o time de Karch Kiraly tem em deixar o jogo fácil.
“Vimos a altura que elas pegaram a bola, onde elas foram mais eficientes que a gente. Ficou claro, a gente fazendo uma força danada pra buscar o placar e elas jogando com muito mais naturalidade. A gente precisa melhorar muito esse relacionamento bloqueio e defesa. Contra os outros times, fomos razoavelmente bem, contra os EUA vimos que elas estão em um patamar acima”, explicou o treinador.
Anteriormente, contra a Coreia do Sul, o comandante já detectou erros na parte defensiva do Brasil, mesmo com vitória de 3 a 0. “A gente errou muitos contra-ataques, aí o time começa a ficar inseguro, você acaba colocando o adversário no jogo, e eles começam a acreditar que dá.”, analisou Zé Roberto após o primeiro jogo em Brasília.
Agora o treinador terá que fazer os ajustes de bloqueio, defesa e passe antes da semana 3 começar, em Bangkok, na Tailândia. O Brasil joga dia 28 de junho às 10h30 (horário de Brasília), contra as italianas, atuais campeãs da VNL.