Mais uma vitória! O Brasil derrotou a Alemanha por 3 sets a 1 (25/22, 25/18, 22/25 e 25/17), neste sábado (17), no ginásio Nilson Nelson, em Brasília, e conquistou sua sexta vitória na Liga das Nações de vôlei feminino. Foi o terceiro triunfo da equipe comandada por José Roberto Guimarães jogando em solo nacional. O próximo compromisso será contra os Estados Unidos, neste domingo, às 10h.
+ Tabela da Liga das Nações de Voleibol Feminino (VNL)
- Conegliano vence, e Gabi conquista o mundo pela segunda vez
- Julia de Vos quebra recordes brasileiros nos 500m e 1000m
- Lucas Pinheiro fica em 22º no slalom gigante em Alta Badia
- Egonu cresce e Praia Clube encerra Mundial sem medalha
- Osasco se recupera de susto e vira vice-líder da Superliga
Mais uma vez com ginásio lotado e uma torcida que fez a diferença, o Brasil começou o jogo com uma novidade em relação à equipe que começou a partida contra a Sérvia. Em uma das pontas, Júlia Bergmann iniciou no banco e Maiara foi titular com a seleção brasileira pela primeira vez na carreira. Completaram a equipe titular: Macris, Thaisa, Pri Daroit, Kisy, Carol e Nyeme (L).
Mesmo tendo cinco vitórias nos seis primeiros jogos da VNL, a Alemanha surpreendeu e escalou uma equipe totalmente diferente daquela que vinha iniciando os últimos jogos. Assim, Zé Roberto pôde rodar bastante o time ao longo da partida. Roberta e Rosamaria entraram ao fim do primeiro set, enquanto Júlia Bergmann começou o segundo set em quadra. Lorena, Diana, Natinha e Lorenne também atuaram.
Números
Ainda que com dificuldade, o Brasil se impôs nos momentos certos para sair vitorioso. A equipe chegou a estar atrás no primeiro set, mas abriu no fim para vencer por 25 a 22. Já na segunda parcial, foi dominante e ganhou com sete pontos de diferença. No terceiro set, o Brasil esteve com uma equipe totalmente reserva e perdeu por 25 a 22. Com Carol de volta no quarto set, a seleção voltou a ter o controle da partida e venceu sem maiores problemas.
Rosamaria foi a maior pontuadora brasileira na partida, com 19 pontos. Maiara apareceu logo em seguida, com 18 tentos. Júlia Bergmann marcou 11 pontos, sendo dois aces, enquanto Carol marcou dez. Pelo lado alemão, Emilia Weke marcou 28 pontos, sendo 26 de ataque e dois de bloqueio.
Esta foi a sexta vitória consecutiva do Brasil na Liga das Nações de vôlei feminino. A equipe perdeu apenas a estreia para a China e, desde então, ganhou todos os duelos, sendo três deles diante de sua torcida, em Brasília. Agora, o Brasil subiu para a segunda colocação da classificação geral, com 18 pontos somados. O próximo compromisso será contra os Estados Unidos, neste domingo (18), às 10h.
Detalhes do jogo
O início do jogo foi recheado de defesas da líbero Nyeme. Com Maiara, Thaísa e Kisy bastante acionadas pela levantadora Macris, o Brasil chegou a abrir três pontos de vantagem no começo, mas não conseguiu desgarrar ainda mais e tomou a virada em 14 a 13. A partir daí, as equipes passaram a trocar pontos. Maiara ganhou confiança nas viradas de bola, Zé Roberto promoveu a inversão do 5×1, colocando Roberta e Rosamaria em quadra, no lugar de Macris e Kisy, respectivamente. O Brasil retomou a dianteira em 18 a 17 e abriu no fim, para assim fechar a parcial em 25 a 22.
Já no segundo set, a seleção brasileira de vôlei feminino teve o controle da partida desde o início. Júlia Bergmann entrou em quadra no lugar de Pri Daroit. A ponteira de 22 anos contribuiu com uma boa linha de recepção e ótimas passagens no saque. Assim, o Brasil chegou a ter cinco pontos de frente no começo. Com jogo confortável, Natinha e Diana entraram no lugar de Nyeme e Thaisa. Maiara fechou a parcial em 25 a 18 com bola de check.
Reservas em quadra
Para o terceiro set, Zé Roberto colocou Lorena no lugar de Carol e, assim, a equipe brasileira ficou com um time reserva em quadra, com exceção de Maiara, que seguiu no jogo. O início da parcial foi de equilíbrio, com os dois times colocando a bola no chão. A Alemanha se manteve na frente na maior parte do tempo. O Brasil chegou a passar a frente em 19 a 18, mas as alemãs retomaram a dianteira. Kisy e Macris voltaram para o jogo na reta final, mas pouco adiantou e a Alemanha fechou em 25 a 22.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Na quarta parcial, a Alemanha entrou com sua equipe praticamente toda titular. Enquanto isso, o Brasil promoveu a volta de Carol no lugar de Lorena. A equipe verde-amarela voltou a ter o controle da partida. Logo no início, o “monster block” de Carola contagiou o time. O Brasil abriu larga vantagem e chegou a ter 13 a 4. O ginásio Nilson Nelson não parou de incentivar a seleção brasileira, que ficou muito confortável para jogar. No fim, a vantagem seguiu sólida até fechar em 25 a 17, conseguindo a sexta vitória seguida na Liga das Nações de vôlei feminino.