8 5
Siga o OTD

Vôlei

Liga das Nações masculina: detalhes e onde assistir ao vivo

Saiba mais sobre a competição masculina, que começa nesta terça-feira e vai até 23 de julho

Leal ataca bola contra bloqueio argentino na Liga das Nações de vôlei masculino, a VNL
(Foto: Volleyball World)

Depois das mulheres, agora é a vez dos homens estrearem na Liga das Nações de vôlei masculino. Começa nesta terça-feira (06) mais uma edição da VNL, reunindo 16 equipes em busca do título da competição. O Brasil foi campeão em 2021, mas ficou fora do pódio no ano passado e quer recuperar o posto. O torneio terá 104 partidas com transmissão ao vivo dos canais Sportv e da Volleyball TV, streaming da Federação Internacional de Vôlei.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram
+ Tabela da Liga das Nações

Tricampeão olímpico, o Brasil tem um título e dois quartos lugares na Liga das Nações. A equipe de Renan Dal Zotto foi campeã em 2021, batendo a Polônia na final, e parou na semifinal em 2018 e em 2019. No ano passado, fez uma campanha inconsistente e acabou parando nas quartas de final, para os Estados Unidos. A França foi a campeã da edição.

Formato da competição

A Liga das Nações de vôlei masculino contém duas etapas. A primeira acontece ao longo de três semanas (intercalando com a competição feminina), em que as 16 equipes participantes são distribuídas em duas sedes. A cada semana, cada equipe joga quatro vezes. Assim, cada seleção faz 12 jogos na primeira fase da VNL. As sete primeiras colocadas da fase preliminar, assim como a Polônia (sede das finais), se classificarão para a segunda etapa, disputada em formato mata-mata. Gdasnk, na Polônia, sediará a fase final da liga.

Das 16 equipes participantes, dez são fixas na Liga das Nações, disputando todas as edições: Alemanha, Argentina, Brasil, Estados Unidos França, Irã, Itália, Japão, Polônia e Sérvia. Mas os cinco times restantes – Bulgária, Canadá, China, Cuba, Eslovênia e Holanda – são equipes “desafiantes”. Sendo assim, a pior dessas equipes na VNL 2023 acaba rebaixada, tendo que disputar a Challenger Cup por uma vaga na próxima edição do torneio.

Agenda do Brasil

Buscando se reestabelecer no topo da competição, o Brasil inicia sua jornada em Ottawa, no Canadá, enfrentando Alemanha, Argentina, Cuba e Estados Unidos (entre 06 e 11 de junho). Em seguida, passará por Orleans, na França, encarando Bulgária, Japão, Eslovênia e França (entre 20 e 25 de junho). Por fim, encerrará a primeira fase em Pasay City, nas Filipinas, jogando contra Itália, Holanda, Polônia e China (entre 04 e 09 de julho). A final terá Gdasnk como palco, entre 19 e 23 de julho. Para a competição, o técnico Renan Dal Zotto inscreveu 30 jogadores, sendo que 14 deles estarão disponíveis a cada semana.

Paulistano de 23 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri a Universíade de Chengdu, o Pan de Santiago-2023, a Olimpíada de Paris-2024 e a Paralimpíada de Paris-2024.

Mais em Vôlei