É bicampeão! O Vakifbank, time da ponteira brasileira Gabi Guimarães, derrotou o rival Eczacibasi por 3 sets a 1 (27/25, 25/17, 23/25 e 25/17), neste sábado (20), em Turim, na Itália, e conquistou o segundo título seguido da Champions League de vôlei feminino. No total, é o sexto troféu da equipe na competição.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram
Cada set da final teve uma tônica diferente. O primeiro set foi marcado por muito equilíbrio e a vitória só foi obtida pelo Vakifbank na vantagem mínima, em 27 a 25. Já na segunda parcial, a equipe abriu larga vantagem a partir da metade do set e venceu com tranquilidade em 25 a 17. O Eczacibasi reagiu e controlou todo o terceiro set para ganhar por 25 a 23. Por fim, as duas equipes foram muito bem nas viradas de bola na quarta parcial, até que o Vakif deslanchou a partir da metade do set e venceu por 25 a 17.
- Nathan Torquato recupera joelho em busca do bi paralímpico
- Brasil volta a atropelar o Chile e vai à final do Sul-Americano
- Thiago Monteiro é eliminado por libanês em São Paulo
- Pedro e Mateus vencem duas e furam o quali em Chennai
- Hugo Calderano cai na estreia do WTT Finals, no Japão
Egonu foi o grande destaque da partida. Muito acionada, a italiana marcou 40 pontos em todo o jogo, com destaque para a segunda parcial. A ponteira Gabi Guimarães, capitã da seleção brasileira de vôlei feminino, também fez uma boa partida e marcou 15 pontos, tendo 71% de aproveitamento nos passes. Pelo lado do Eczacibasi, Boskovic teve 16 acertos, enquanto Baladin marcou 15.
Este é o segundo título consecutivo do Vakifbank na Champions League de vôlei feminino, o sexto no geral. Na última temporada, a equipe bateu o italiano Imoco Conegliano. Antes, o time de Istambul já havia sido campeão em 2010/11, 2012/13, 2016/17 e 2017/18. O Eczacibasi, que tem um título, chegou ao seu segundo vice na competição.
Como foi o jogo
O jogo começo equilibrado, mas logo o Eczacibasi abriu boa vantagem após marcar cinco pontos seguidos, em 9 a 6. Com uma boa passagem de Gabi no saque, o Vakifbank passou a frente em 14 a 13. À essa altura, a equipe cresceu na rede e passou a ser eficiente nos bloqueios, sob liderança de Gunes. A partir daí, as equipes passaram a trocar pontos. No fim, a disputa foi ao “vai a dois”, e o Vakif levou a melhor em 27 a 25.
O Ecazicbasi voltou melhor para a segunda parcial e chegou a ter 7 a 4 de frente. Sob liderança de Gabi, o Vakif anotou quatro pontos seguidos e tomou a liderança do placar. A equipe comandada por Giovani Guidetti manteve o bom ritmo nas passagens seguintes e abriu ainda mais vantagem, contando também com falhas de recepção do adversário. Egonu se destacou na reta final, levando sua equipe à vitória por 25 a 17.
Reação adversária
Assim como no set anterior, o Eczacibasi começou melhor na terceira parcial e abriu três pontos de vantagem. A equipe chegou a sofrer o empate, mas desta vez não deixou as adversárias tomarem a dianteira do placar. Ainda que com dificuldade, o Eczacibasi seguiu liderando e manteve uma diferença no placar até fechar em 25 a 23.
A quarta parcial teve fortes viradas de bola das duas equipes. Os times chegaram a um 12 a 12 no placar em que apenas três pontos haviam sido obtidos a partir de contra-ataques. A partir do 25º ponto do set, o equilíbrio ficou para trás. Gabi e Egonu cresceram e ajudaram a equipe a marcar seis pontos seguidos, abrindo 18 a 12. Aí, foi só administrar e fechar o placar em 25 a 17, levando assim mais um título da Champions League.