8 5
Siga o OTD

Vôlei

Minas despacha o Suzano e avança à final da Superliga

Minas vence Suzano por 3 sets a 1 fora de casa e avança à final da Superliga masculina pelo terceiro ano seguido

Minas enfrenta Suzano pela SUperliga de vôlei masculino
(Foto: Divulgação/Suzano Vôlei)

O Itambé Minas está na final da Superliga de vôlei masculino! Nesta quarta-feira (19), a equipe de Belo Horizonte voltou a vencer o Suzano, agora por 3 sets a 1 (25/16, 27/25, 23/25 e 25/21), e fechou a série melhor de três da semifinal. Dessa forma, o time carimbou o passaporte para disputar sua terceira decisão consecutiva da competição. Seu adversário será Farma Conde São José ou Sada Cruzeiro.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

Diante de uma Arena Suzano lotada, o Minas foi um visitante indigesto no primeiro set e venceu com folga. A equipe da casa só entrou de fato na partida a partir da segunda parcial, quando equilibrou as ações, mas ainda assim, perdeu o set. O Suzano foi melhor na terceira parcial e prolongou sua estadia na Superliga. No entanto, o Minas voltou a se impor na quarta parcial e garantiu o triunfo.
+ Tabela completa da Superliga Masculina de vôlei
+ Sesi Araraquara termina 1º turno da LBF com 100% de aproveitamento
+ Tatiana Weston-Webb confirmada em Paris-2024

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Números

Como o Minas havia vencido o primeiro jogo por 3 sets a 0 em Belo Horizonte, a equipe se classificou para sua terceira decisão seguida da Superliga de vôlei masculino. A equipe foi vice-campeã das duas últimas edições, perdendo para o Vôlei Taubaté em 2020/21 e o Sada Cruzeiro em 2021/22. A decisão desta temporada será contra o próprio Cruzeiro ou contra o Farma Conde São José, que se enfrentam na outra semifinal. Já o Suzano, recém promovido da Superliga B, encerra sua grande participação na liga.

Honorato em duelo do Minas contra o Suzano
Honorato fez 17 pontos na partida (Foto: Hedgard Moraes/MTC)

Pelo lado minastenista, Honorato foi o grande destaque da partida, com 17 pontos anotados. Marcus fez 15, enquanto Vissotto marcou 14. Matheus Santos foi outro a atingir dígitos duplos, com dez pontos. Apesar da derrota, Sabino foi o maior pontuador do duelo, com 23 pontos marcados. Daniel Oliveira, do Suzano, também teve número destacável, anotando 17 pontos.

Como foi o jogo

O Minas foi dominante no primeiro set e venceu tranquilamente, por 25/16. Na segunda parcial, o Suzano voltou com uma postura diferente e melhorou. Empurrada pela torcida, a equipe paulista equilibrou as ações no set e esteve a frente do placar em alguns momentos, chegando a ter dois pontos de vantagem.

O time de BH, no entanto, não deixou o rival desgarrar e tomou a dianteira na reta final do set. A equipe chegou a 24/22, com dois set points, mas desperdiçou ambos. O Suzano chegou a salvar um novo set point em 25/24, mas o Minas se impôs no fim para fechar em 27/25.

Sabino Minas x Suzano Superliga de vôlei masculino
Sabino foi o maior pontuador do duelo (Foto: Divulgação/Suzano Vôlei)

O terceiro set foi de domínio total do Suzano. A equipe manteve o bom ritmo que apresentou na parcial anterior e tomou conta do placar ao longo de todo o set e chegou a ter cinco set points, em 24/19. Em uma grande passagem de Austin no saque, o Minas conseguiu salvar quatro deles, mas não conseguir salvar o quinto e o placar terminou 25/23.

Seguindo com aquilo que apresentou no final da parcial anterior, o Minas entrou melhor no quarto set. A equipe abriu vantagem logo no começo e administrou ao longo da parcial. O Suzano chegou a cortar a diferença para dois pontos no final, mas o time mineiro foi melhor na reta final para fechar por 25/21.

Paulistano de 23 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri a Universíade de Chengdu, o Pan de Santiago-2023, a Olimpíada de Paris-2024 e a Paralimpíada de Paris-2024.

Mais em Vôlei