O Vakifbank está na final da Champions League de vôlei feminino! Após perder o primeiro jogo da série semifinal, a equipe turca conseguiu uma remontada e venceu o segundo duelo contra o rival Fenerbahce, nesta quinta-feira (13). Mesmo jogando fora de casa, o time da brasileira Gabi Guimarães aplicou 3 sets a 0 (25/22, 25/14 e 25/22) com muita autoridade e ganhou o golden set por 15/12 para avançar à decisão da competição.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram
Depois de vencer o primeiro jogo fora de casa por 3 a 0, bastava ao Fenerbahce ganhar dois sets no duelo de volta para garantir vaga na final da competição. No entanto, a equipe canária foi dominada pelas rivais na Burhan Felek Voleybol Salonu e teve o placar da ida devolvido: 3 a 0 para o Vakifbank. Com os resultados iguais, um golden set teve que ser realizado para desempatar o confronto e o Vakif voltou a levar a melhor, desta vez em 15/12.
+ Zanetti tira a maior nota do dia na abertura do Troféu Brasil de ginástica artística
+ Orlandinho e Zormann vão à semifinal do Challenger de Madri
+ Beatriz Dizotti é prata nos TYR Pro Series de Westmont
+ Gilvan Ribeiro e Jade Barbosa tomam posse na Comissão de Atletas do COB
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Na decisão, o Vakifbank vai enfrentar o Eczacibasi, também da Turquia, que venceu o italiano Novara na semifinal. Esta é a terceira final consecutiva do Vakif na Champions League de vôlei feminino. A equipe foi campeã na última temporada e vice em 2020/2021. Além disso, o time foi semifinalista em 2019/2020, quando a pandemia de Covid-19 cancelou a temporada.
Números
A italiana Paola Egonu foi a maior pontuadora do jogo, com 21 pontos, seguida por Gabi, que anotou 18. Pelo lado do Fenerbahce, a cubana naturalizada polonesa Melissa Vargas anotou 18 pontos, enquanto a brasileira Ana Cristina fez nove pontos. A levantadora brasileira Macris teve boas passagens no saque e marcou três pontos na partida, sendo a quarta maior pontuadora de sua equipe.
Como foi o jogo
O Fenerbahce começou muito bem e teve maior controle do primeiro set, permanecendo a frente do placar na maior parte do tempo. O time chegou a marcar 22/20, mas após uma excelente passagem de Gabi no saque, o Vakif marcou cinco pontos seguidos e virou o duelo para 25/22. A equipe de Giovani Guidetti seguiu melhor e, liderado por Egonu, foi dominante no segundo set, vencendo por 25/14.
Passada a instabilidade da segunda parcial, o Fenerbahce voltou melhor para o terceiro set e saiu na frente do placar. A equipe chegou a ter três pontos de diferença no início, mas mais uma vez não conseguiu sustentar a vantagem. O Vakifbank passou a frente e, com uma grande atuação de Gabi, chegou à vitória na parcial em 25/22.
Com o 3 a 0, o placar do primeiro jogo se repetiu e, assim, um golden set foi forçado para definir um desempate. Por lá, o Vakifbank teve um início melhor e chegou a abrir dois pontos de vantagem (8/6). Empurrado pela torcida, o Fenerbahce virou o duelo em 11/10, mas, após pedido de tempo de Guidetti, o Vakif retomou seu poderio ofensivo e virou para fechar em 15/12 e carimbar o passaporte para a final da Champions League de vôlei feminino.