A ex-jogadora de vôlei e de vôlei de praia Isabel Salgado morreu nesta quarta-feira (16), aos 62 anos. Ela estava internada no hospital Sírio-Libanês desde a véspera, depois que foi diagnosticada com uma infecção bacteriana no pulmão, e sofreu uma parada cardíaca nesta madrugada. Ícone do esporte brasileiro, Isabel estava incluída no grupo de transição do Esporte do governo Lula.
“Confirmamos a partida de uma das atletas mais importantes que este país teve. No momento, a família está reunida e não teremos nenhuma declaração. Pedimos a compreensão de todos. Isso será feito assim que possível. O enterro será no Crematório e Cemitério do Caju. Velório 11h, Capela História. E cremação agendada para amanhã, às 14h”, disse a família através de nota.
Isabel disputou duas Olimpíadas como jogadora de vôlei, em Moscou-1980 e em Los Angeles-1984, fazendo parte de uma geração que ficou marcada na história por ser a primeira a disputar grandes competições internacionais pelo Brasil. Ela foi medalhista de bronze nos Jogos Pan-Americanos de San Juan-1979. Na década de 1990, Isabel migrou para o vôlei de praia e disputou diversas etapas do Circuito Mundial, mas não chegou a ir a uma Olimpíada.
ISABEL SALGADO 🏐
— Time Brasil (@timebrasil) November 16, 2022
Um dos maiores nomes do esporte 🇧🇷 nos deixou esta manhã, aos 62 anos.
🥉 Pan 1979
2️⃣ @JogosOlimpicos 1980 e 1984
Craque dentro e fora das quadras!
Vai fazer muita falta! 😢 pic.twitter.com/ExNd4I9tSL
“O Comitê Olímpico do Brasil (COB) externa o seu mais profundo pesar pelo falecimento, aos 62 anos, de Isabel Salgado, uma das mais importantes e talentosas jogadoras brasileiras de vôlei, nesta quarta-feira, 16. Neste momento de dor, o COB se solidariza e envia condolências à família e aos amigos de Isabel, assim como toda comunidade do vôlei”, lamentou o COB.
Pioneirismo de ícone
Isabel foi uma das primeiras grandes estrelas do vôlei feminino. Ela iniciou sua carreira nas categorias de base do Flamengo e, com 16 anos, já era titular do clube rubro-negro. Além de disputar duas Olimpíadas, a carioca também foi pioneira ao ser a primeira mulher brasileira a jogar em um clube no exterior – ela atuou no Modena, da Itália, em 1980.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
A carioca deixa cinco filhos e cinco netos. Três dos filhos, inclusive, seguiram carreira no vôlei de praia: Pedro Solberg, Maria Clara Solberg e Carol Solberg. Pedro disputou os Jogos Olímpicos da Rio-2016 ao lado de Evandro. Já Carol forma uma das principais parcerias da atualidade ao lado de Bárbara Seixas. A dupla conquistou um bronze na etapa de Uberlândia do Circuito Mundial no último final de semana.