O Brasil enfiou um 3 a 2 histórico goela abaixo do Japão e se classificou para as semifinais do Mundial feminino de vôlei. A seleção asiática estava engasgada, foi a única que venceu as brasileiras na competição, mas vingança foi com requintes de crueldade. Elas abriram 2 a 0 com muita autoridade, contudo as brasileiras acharam forças para virar. As parciais foram de 18/25, 18/25, 25/22, 27/25 e 15/13 em partida disputada nesta terça-feira (11) em Apeldoorn, na Holanda.
Gabi Guimarães foi a maior pontuadora do jogo com 25 pontos, todos no ataque. Pelo Japão, Hayashi fez 21, Yamada marcou 19 e Ishikawa anotou 18. No Brasil, destaque também para Rosamaria, com 13, e Lorenne, com 12. As duas entraram no terceiro set. Carol Gattaz somou 14 e Carol, 13. Curiosamente, nas estatísticas coletivas, o Japão terminou com mais pontos, 110 a 103. O Brasil fez 75 no ataque, seis no bloqueio, três no saque e 19 nos erros delas. As japonesas marcaram 70, nove, quatro e 27.
Rumo ao título que falta
A próxima adversária no caminho de um inédito título mundial de vôlei feminino será a forte Itália, que passou pela China na outra semifinal. As italianas derrotaram o Brasil na final da Liga das Nações neste ano, mas, agora no Mundial, as brasileiras superaram as europeias. O jogo é quinta-feira (13), às 15h. Do outro lado estão Estados Unidos e Sérvia, que se enfrentam na quarta-feira (12), às 15h30. A final e a decisão do terceiro lugar será no sábado (15) às 11h e 15h, pela ordem.
DONAS DA QUADRA
As japonesas dominaram o primeiro set desde o início com o jogo baseado no saque. Assim, começaram fazendo logo três pontos seguidos, depois colocaram cinco no 10 a 5 e chegaram a seis no 13 a 7. A seleção brasileira ensaiou uma reação duas vezes, encostando no marcador, mas as asiáticas espantaram ambas sempre com o saque esfacelando nossa recepção. A superioridade cresceu na reta final do set o Japão fechou sem maiores dificuldades.
+SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
O segundo set foi quase um replay do primeiro, com as elas ainda mais donas da quadra. O Brasil errava muito, apesar de ter melhorado a recepção, e as adversárias iam rodando como queriam, chegando a fazer 17 a 10. Novamente a seleção tentou uma reação, com três bolas seguidas viradas por Rosamaria, mas sem reverter o cenário. As japonesas logo seguraram o impeto brasileiro e voltaram a rodar com muita consistência até abrir 2 a 0.
MUDANÇA E REAÇÃO
Zé Roberto voltou para o terceiro set com o time bem diferente do que vinha começando as partidas, inclusive essa. Entrou com Roberta levantando, Lorenne e Rosamaria, e Nyeme como líbero. Das sete titulares, só Gabi, Carol e Carol Gattaz ficaram em quadra. Deu certo e o jogo mudou. Pela primeira vez o Brasil não só começou na frente como comandou o placar e abriu três pontos no 10 a 7. Muito mais consistente do que nos outros dois sets, o sexteto manteve o controle e deu início à virada.
A parcial seguinte começou com o Japão conseguindo escapar duas vezes, primeiro no 5 a 2 e depois no 8 a 5. Desta vez, porém, o Brasil estava no jogo e não só buscou o empate no 9 a 9 como virou e abriu 11 a 9. O confronto, entretanto, era igual e o placar passou a apontar cada vez um time na frente, fazendo com que a tensão tomasse conta do ginásio. Em duas pauladas de Gabi, contudo, o Brasil saiu de um 23 a 22 contra para um 24 a 23 a favor e chegou ao set point. Elas ainda salvaram dois, um deles bloqueando uma pipe na mão de Gabi, mas no terceiro foi Carol Gattaz quem subiu o muro e empatou a semifinal.
QUEM PASSA?
Com a tensão a mil no ar, o cenário não poderia ser diferente do de muito equilíbrio. E assim foi com os times se alternando na frente do marcador, sem ninguém, contudo, impondo seu voleibol. Tava na cara que seria no detalhe, e foi. O Brasil consegiu abrir dois pontinhos de frente no 12 a 10 e segurou como deu a vantagem até chegar sacramentar a virada sobre o Japão, com gosto de vingança, para avançar à semifinal do Mundial feminino de vôlei.
BRAZIL 🇧🇷!!!⁰⁰Down 0-2, Brazil made an amazing comeback to win it in 5 🆚 🇯🇵.⁰⁰They’ll face Italy 🇮🇹 in the Semifinal Round on Thursday.⁰⁰⚡️ #Electrifying2022 #Volleyball #WWCH2022 pic.twitter.com/RoJhcSuD9K
— Volleyball World (@volleyballworld) October 11, 2022