Rumo às quartas! O Brasil derrotou a Bélgica por 3 sets a 1 (26/28, 25/17, 25/11 e 25/16), neste sábado (08), em Roterdã, na Bélgica, e confirmou a classificação para o mata-mata do Mundial de vôlei feminino. O triunfo garantiu a seleção brasileira na segunda colocação do grupo E da segunda fase. Tainara foi o grande destaque da partida, anotando 22 pontos.
+ Tabela de classificação, resultados e agenda de jogos
Para conseguir sua oitava vitória no Mundial, o Brasil fez uma partida de crescimento. A equipe oscilou no primeiro set, chegou a ter 16 a 12 de vantagem, mas sofreu a virada e perdeu por 28 a 26. A partir da segunda parcial, a seleção virou a chave e cresceu no jogo, passando a dominar os sets seguintes. O segundo set foi vencido por 25 a 17, o terceiro por 25 a 11 e o quarto por 25 a 16.
Mantendo a equipe que havia vencido os quatro últimos jogos do Mundial, José Roberto Guimarães escalou o Brasil com Carolana, Carol Gattas, Macris, Gabi, Pri Daroit, Tainara e Natinha (L). Ao longo do jogo, o treinador promoveu a inversão do 5×1 com a entrada de Kisy e Roberta. Lorena, Nyeme e Rosamaria jogaram boa parte do terceiro e quarto sets.
Tainara foi a principal pontuadora da partida, com 22 pontos, sendo 19 de ataque, um de bloqueio e dois de saque. Gabi marcou 20 pontos, enquanto Pri Daroit fez 14. Carolana anotou dez, sendo seis de bloqueio. Pelo lado belga, Britt Herbots foi barrada diversas vezes no bloqueio brasileiro, mas ainda assim marcou 20 pontos.
Com o triunfo, o Brasil chegou à oitava vitória em nove jogos neste Mundial de vôlei feminino. Com 18 pontos, a equipe se garantiu na segunda colocação do grupo E, garantindo vaga nas quartas de final da competição. A Itália é a líder, com 20. O próximo adversário da seleção só será conhecido com o término da segunda fase. Enquanto isso, a Bélgica jogará contra a China neste domingo (09), buscando a classificação.
Como foi o jogo
O primeiro set foi frenético. A Bélgica começou melhor e tomou a frente do placar, chegando a ter 9 a 5. Após pedido de tempo de Zé Roberto, o Brasil melhorou e chegou ao empate já em 10 a 10. A seleção seguiu melhor e, após boa passagem de Carol, abriu quatro pontos de vantagem, com 16 a 12. No entanto, Herbots cresceu na partida e liderou a Bélgica rumo à virada.
A equipe europeia abriu e, num apagão da seleção brasileira, o placar chegou a 24 a 21, com três set points para Bélgica. No entanto, o Brasil pôs a cabeça no lugar nos pontos decisivos e chegou ao empate, salvando os três set points. No vai à dois, a Bélgica levou a melhor e conseguiu a vitória em 28 a 26.
O segundo set manteve a tônica do final do primeiro e foi marcado por muito equilíbrio. As equipes se alternaram na liderança do placar até a metade da parcial, quando, após ótima passagem de Macris, o Brasil marcou nove pontos seguidos e chegou a 23 a 12 de vantagem. A Bélgica ainda teve grande passagem de Herbots e cortou a diferença para sete, mas o Brasil teve calma para fechar em 25 a 17.
+SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Mantendo a dominância do final do set anterior, o Brasil sobrou na terceira parcial. Praticamente perfeito, a equipe não cometeu erros e abriu larga vantagem desde o início até fechar em 25 a 11. A tônica manteve a mesma no quarto e último set. A Bélgica até melhorou, mas o Brasil foi superior para vencer por 25 a 16.