Siga o OTD

Vôlei

Brasil vence Catar e fecha 1ª fase do Mundial na liderança do grupo

Brasil sofre, mas vence Catar por 3 a 0 e fecha primeira fase do Mundial em primeiro lugar do grupo, com 100% de aproveitamento

Brasil e Catar Mundial de vôlei masculino
(Divulgação/VolleyballWorld)

O Brasil venceu o Catar por 3 sets a 0 (25/13, 25/23 e 25/22) e garantiu a primeira colocação do grupo B no Campeonato Mundial de vôlei masculino, nesta terça-feira (30), em Liubliana, na Eslovênia. A equipe comandada por Renan Dal Zotto fez um primeiro set dominante, mas sofreu nas duas parciais seguintes. Flávio foi o destaque da partida, com dez pontos anotados.

+ agenda de jogos, tabela de classificação e resultados

Com a vitória, o Brasil fechou a primeira fase do Mundial com 100% de aproveitamento, tendo três vitórias em três jogos. Antes de bater o Catar, a equipe já havia vencido Cuba por 3 sets a 2 e o Japão por 3 a 0. Assim, fechou a fase com a primeira colocação do grupo B da competição, se garantindo nas oitavas de final com uma posição vantajosa.

Nas oitavas de final, o cruzamento será por ranqueamento da fase de grupos. Ou seja, o time de melhor campanha enfrenta o 16º melhor, o segundo contra o 15º e assim por diante. Portanto, a equipe aguarda os outros resultados da rodada para saber quem será seu adversário na próxima fase do Mundial de vôlei.

Contra o Catar, o central Flávio marcou dez pontos no jogo. Principal bloqueador brasileiro na competição, ele anotou apenas um ponto nesse fundamento na partida. Leal e Lucarelli anotaram nove pontos cada, sendo oito de ataque. Wallace fez um grande primeiro set e marcou seis pontos, assim como Lucão, muito eficaz nos saques. Pelo lado catari, Oughlaf Youssef anotou 11 pontos.

Flávio Brasil e Catar Mundial de vôlei
Flávio foi o maior pontuador do Brasil, com dez pontos (Foto: IFVB)

Como foi o jogo

No primeiro set, o Brasil tomou conta do jogo desde o início. Com um ataque potente, a seleção brasileira abriu no começo e não perdeu o controle da parcial em momento algum. Sem reação catari, a equipe verde-amarela disparou e fechou em 25 a 13. No segundo set, tudo caminhava para mais uma vitória tranquila, mas o Brasil perdeu o controle da parcial.

Com uma ótima passagem de Lucão no início, a seleção chegou a ter 14 a 9, mas sofreu cinco pontos seguidos e tomou o empate. O Catar entrou no set e trocou pontos com o Brasil até a reta final. No fim, o Brasil contou com um erro do adversário para fechar em 25 a 23.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

O Brasil voltou bem melhor no terceiro set e abriu 4 a 1 de vantagem no início. No entanto, após erros seguidos da equipe brasileira, o Catar chegou ao empate e voltou para o jogo. As equipes trocaram pontos até o final, sempre com o Brasil em vantagem. O Catar chegou ao empate em 23 a 23 e o jogo foi para o “vai a dois”. Por lá, a equipe brasileira conseguiu a vitória por 26 a 24.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Vôlei