Um vídeo nas redes sociais publicado na última quinta-feira (24) confirmou a aposentadoria de Douglas Souza da seleção brasileira de vôlei. “Até cheguei a ter que tratar de uma depressão”, disse o atleta, que, aos 26 anos, pediu para não ser mais convocado.
“Estou há dez anos na seleção, contando com a seleção de base desde 2011, e para mim sempre foi uma honra, um prestígio, um orgulho muito grande estar na seleção. Eu sentia que eu precisava quebrar barreiras e consegui fazer isso muito bem. Só que chegou um ponto, em 2016, em que minha mente e meu corpo começaram a dar alguns sinais de que precisava dar uma diminuída no ritmo. Era seleção, clube. A gente não tem férias e é muito difícil a gente ter um tempo para nossa família, nossos amigos, que são coisas muito importantes para mim. Depois vi que foi piorando, até que cheguei a ter que tratar de uma depressão. Ninguém sabia disso até agora, quando estou falando com vocês.”
Ainda segundo Douglas Souza, a decisão sobre a aposentadoria da seleção está tomada desde 2018 e foi comunicada para a comissão técnica da seleção brasileira de vôlei na última Olimpíada, em Tóquio.
“A nossa saúde mental é extremamente importante, é uma coisa que a gente tem que cuidar, tem que tratar. E infelizmente estando na seleção era muito difícil ter esse tempo.”
+ “Eu sou a própria quebra de tabu”
O jogador, no entanto, fez questão de ressaltar que seguirá jogando por clubes e que vem negociando com alguns times paulistas. “Em 2018 eu bati o martelo junto com meu empresário. Falamos juntos que era o ideal eu terminar o ciclo olímpico, ou seja, eu ia até Tóquio e depois disso eu ia me aposentar, porque precisava cuidar de mim. Pela minha saúde mental, eu decidi encerrar o meu ciclo na seleção no ano passado já para cuidar de mim, cuidar da minha saúde, ficar perto dos meus amigos, da família. Estou muito feliz com essa decisão, e vou seguir jogando no clube.”
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Sem atuar desde dezembro de 2021, quando abandonou o Vibo Valentia, da Itália, Douglas Souza deve retornar para a temporada 2022/2023 do vôlei nacional. “Eu optei por jogar em São Paulo mesmo sabendo que os clubes de São Paulo não tinham tanto investimento, não têm tanto dinheiro para oferecer.”