A brasileira Gabi Guimarães marcou 19 pontos na dramática vitória do Vakifbank sobre o polonês Rzeszow pela rodada de volta das quartas de final da Champions League de vôlei feminino. Classificado, o time agora vai enfrentar o arquirrival Fenerbahce no clássico turco das semifinais. A disputa por um lugar na grande decisão do principal torneio europeu de clubes terá ainda um duelo brasileiro, já que o Fener conta com a ponteira Ana Cristina Souza. No masculino, o Civitanova, de Lucarelli, foi eliminado.
Gabi Guimarães só não fez mais ponto que a companheira Isabelle Haak, estrela do time, no jogo contra o Rzeszow realizado nesta quarta-feira (16), em Istambul, na Turquia. A sueca marcou 28 pontos. Os 19 da brasileira foram 17 no ataque, com aproveitamento de 53%. Colocaram 32 bolas pra Gabi. Os outros dois pontos foram no bloqueio. A sérvia Jelena Blagojevic, das visitantes, também marcou 19.
Orgulho desse time! 🖤🔥 pic.twitter.com/Rhb52gy1rk
— Gabriela Guimarães (@GuimaraesGabi10) March 16, 2022
“Não esperava chegar aqui, ganhar de 3 a 0 e pronto, acabou. Em primeiro lugar gostaria de dar os parabéns para o time delas, nunca desistiram, em nenhum momento do jogo. Colocaram pressão o tempo todo, foi realmente impressionante. Fazia tempo que a gente não encarava esse tipo de jogo, em que é necessário ter paciência, manter o foco e não perder o mental”, disse Gabi Guimarães. “Fizemos a diferença porque jogamos juntas e acreditamos o tempo todo.”
Apertou no final
O Vakifbank entrou em quadra precisando devolver a derrota da partida de ida, por 3 a 2, na Polônia. O limite para passar sem precisar do desempate era justamente a vitória por 3 a 1. O início deu a entender que seria um 3 a 0 fácil para as turcas, parciais de 25/15 e 25/19 e 2 a 0 no placar. As polonesas, porém, não se entregaram e arrancaram a vitória no terceiro set com um 25 a 23. Assim, cresceram no jogo e só sucumbiram em um novo 25 a 23 no quarto set, desta vez para Gabi, Haak e companhia, classificadas para as semifinais da Champions League de vôlei feminino. A outra semifinal terá Monza ou Conegliano de um lado. O outro sairia de Dinamo Kazan e Dinamo Moscou, mas eles foram excluídos do torneio.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, FACEBOOK E TIKTOK
Lucarelli fora
No torneio masculino, o Civitanova, time italiano onde joga o brasileiro Lucarelli, foi eliminado pelo Jastrzebski nas quartas de final. Eles precisavam devolver a derrota por 3 a 0, em casa, no jogo de ida do confronto e chegaram a fazer 2 a 0, mesmo jogando na Polônia. O terceiro set foi acirrado e decidido pra lá dos 25 pontos, com os poloneses sacramentando a vitória, e a vaga, no 28 a 26. A seguir, o Jastrzebski ainda virou o jogo e venceu no tie-break. As parciais foram de 24/26, 23/25, 28/26, 25/19 e 15/12.