Vai mudar! Após reunião do Conselho da Liga das Nações de vôlei, realizada na última semana, ficou definido que o formato da competição será outro a partir de 2022. A partir do próximo ano, os 16 participantes de cada gênero serão dividios em dois grupos e as oito melhores seleções avançam para a fase mata-mata. O formato foi aprovado por unanimidade.
-‘Será o ciclo mais difícil de todos’, diz Mateus Alves sobre Paris-2024
Oito times por gênero passarão então para a fase de mata-mata final da competição. Quartas de final, semifinal e a decisão serão disputadas em jogo único. O formato proporcionará aos times, torcedores e espectadores a oportunidade de desfrutar do melhor do voleibol em doze locais únicos ao redor do mundo. Além disso, o novo formato permitirá que ambos os sexos joguem nos finais de semana, ao mesmo tempo que reduz viagens e permite atividades promocionais mais longas e ativações de torcedores em mercados relevantes.
Com o novo formato, cada equipe jogará 12 partidas durante as três semanas na primeira fase. Estas três semanas verão dois grupos de oito equipes por gênero competindo em quatro partidas cada durante seis dias de competição (terça-feira – domingo). O novo formato da Liga das Nações significa que cada gênero joga em semanas alternadas, permitindo um intervalo de uma semana entre as partidas.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
As finais da Liga das Nações verão as oito equipes mais fortes avançando diretamente para a fase eliminatória, que consistirá em oito partidas no total: quatro quartas de final, duas semifinais e as partidas pela medalha de ouro e bronze.