O Brasil encerrou a sua participação na primeira fase da Liga das Nações masculina de vôlei nesta quarta-feira (23) com derrota. Duelando contra a Rússia, a seleção entrou em quadra já com a liderança confirmada e acabou superada pelos russos, que aplicaram 3 sets a 0, parciais de 25/21, 28/26 e 25/20.
Sem demonstrar o mesmo nível de concentração dos últimos jogos, o Brasil errou muito mais do que o comum e viu a Rússia dominar a partida. Com um ataque de ótimo aproveitamento e uma boa taxa de acerto em saques e bloqueios, a seleção russa foi melhor durante praticamente todo o duelo e decretou a segunda derrota brasileira na primeira fase. Mikhaylov foi o principal pontuador da partida com 14 pontos. Pelo lado do Brasil, Wallace foi o que mais colocou bolas no chão com 10 pontos.
+Confira a tabela da Liga das Nações masculina
Já classificado, o Brasil entrou em quadra já sabendo que não poderia perder a liderança na tabela da Liga das Nações por conta da Polônia ter sido derrotada para a França um pouco mais cedo. Ao todo, a seleção brasileira fechou esta primeira fase com 13 vitórias e duas derrotas.
A França, aliás, será o adversário na semifinal da Liga das Nações. Vale lembrar que a equipe francesa foi, além da Rússia, uma das equipes a ter superado a seleção brasileira no torneio até aqui. O confronto de semifinal acontece no sábado, porém ainda sem horário definido. A outra semifinal será decidida entre Polônia e Eslovênia.
O jogo
O Brasil teve um primeiro set bastante abaixo do que vinha apresentando na competição. Com muitos erros de ataque e nas linhas de passes, a seleção brasileira viu a Rússia abrir uma boa diferença nos primeiros pontos e administrar muito bem a vantagem. Mesmo com o Brasil demonstrando uma pequena reação com algumas mudanças, a Rússia conseguiu manter a vantagem intacta e fechou a primeira parcial em 25 a 21.
No segundo set, o Brasil seguiu cometendo erros, porém mostrou um equilíbrio maior na partida. A equipe vinha fazendo uma parcial bem melhor que a primeira e parecia que iria vencer o set até que Mikhaylov assumiu o saque russo e mudou a história da parcial. Com saques que desequilibraram a equipe brasileira, a Rússia não só empatou a parcial como passou a frente. O Brasil até chegou a encostar, porém os russos erraram menos no momento decisivo e fechar a parcial em 28 a 26.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, FACEBOOK E TIKTOK
Para o terceiro set, Carlos Schwanke optou por trocar várias peças brasileiras em quadra. Porém o desempenho seguiu abaixo. Sem conseguir vencer o bloqueio adversário e sofrendo com o alto número de erros ofensivos, o Brasil viu a Rússia abrir novamente uma larga vantagem na parcial. Sem conseguir incomodar o rival, a Rússia não teve problemas para fechar o set em 25/20 e decretar a derrota brasileira.