A seleção brasileira masculina de vôlei abriu a série de amistosos contra a Venezuela com o pé direito. Com uma bela atuação do grupo mesmo com uma grande rotação, o Brasil confirmou uma vitória convincente por 3 sets a 0 sobre os rivais sul-americanos, com parciais de 25/19, 25/17 e 25/19 em partida disputada na Arena Carioca 3, no Rio de Janeiro (RJ).
“Acho que foi tudo positivo. O mais importante foi começar a jogar. A gente estava há muito tempo só treinando, e a ansiedade ficava aumentando para botar tudo em prática. Acho que foi uma boa oportunidade para o time. A gente conseguiu uma boa performance com o time que a gente pensou para os dois primeiros sets, começamos a fazer as mudanças, e todos reagiram muito bem, entraram com uma boa performance. Continuar assim”, afirmou Carlos Schwanke, que está substituindo Renan Dal Zotto, que teve alta nesta sexta, como técnico da seleção masculina.
O confronto desta sexta foi o primeiro dos três duelos previstos para a preparação das duas equipes visando os Jogos Olímpicos de Tóquio e a Liga das Nações. A seleção brasileira masculina de vôlei volta a duelar contra os venezuelanos neste sábado (21), a partir das 17h, e no domingo, a partir das 10h.
+ Dora Varella, Isadora Pacheco e Yndiara Asp se classificam para a Olimpíada
A vitória sobre a Venezuela simbolizou a primeira partida da seleção brasileira masculina de vôlei desde a disputa da Copa do Mundo de vôlei, ainda em outubro de 2019. Vale lembrar que na ocasião o Brasil ficou com o título mundial.
“Um ano e pouco sem vestir a amarelinha e estou muito feliz e muito grato por estar podendo viver isso aqui de novo”, comemorou Douglas Souza, que foi eleito o melhor do jogo. “É graças ao esforço, a todo nosso trabalho diário. Acho que fiz um ciclo muito bom, estou me sentindo muito bem, muito confiante. Graças também à comissão técnica do Brasil, que confiou em mim, que acreditou no meu trabalho. Eles viram uma coisinha diferente em mim (em 2016) que eu ia chegar agora na minha segunda olimpíada e ia estar voando. Isso aqui foi só um amistoso, mas a gente tem muito para evoluir ainda como time, como equipe. Lá na semana que vem, na Itália a gente vai ter desafios ainda maiores, e a gente está ajustando e tentando buscar nosso melhor”, disse o campeão olímpico.
O jogo
O primeiro set começou equilibrado, com os dois times cometendo mais erros do que o comum, sobretudo nos saques. No entanto, rapidamente a seleção brasileira se acertou em quadra e assumiu o controle da parcial. Com Bruninho sendo o maestro que se espera, o Brasil mostrou uma bela eficiência ofensiva e cometeu menos erros que o rival para vencer o primeiro set por 25 a 19.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK
O segundo set foi de domínio brasileiro desde o início. Com Douglas Souza e Wallace inspirados, a seleção brasileira rapidamente abriu uma boa vantagem nesta segunda parcial. A Venezuela até tentou incomodar durante a metade do set, porém uma bela sequência de saque de Wallace recolocou o Brasil com uma larga vantagem no placar, que foi bem administrada pelo time brasileiro até o final da parcial mesmo após as trocar das peças em quadra.
No terceiro set, os dois times optaram por dar rodagem para os elencos. Com isso, a superioridade brasileira ficou ainda mais evidente. Mesmo com atletas mais jovens em quadra, a seleção brasileira de vôlei manteve o ritmo forte no ataque, e nem mesmo uma desconcentração no final da parcial tirou a vitória tranquila do Brasil sobre a Venezuela.