Os dois maiores investimentos da modalidade no ano, Sada Cruzeiro e EMS Taubaté Funvic fizeram uma grande final no Troféu Super Vôlei masculino de 2020. Em um jogo muito disputado, a equipe do interior de São Paulo bateu a mineira por 3 sets a 0 (25/23, 29/27 e 25/21) e levou o título do campeonato.
Quer ouvir o grito de “É CAMPEÃO”???
— CBV (@volei) October 25, 2020
🔊🏐😃🗯🏆
Clica aí e pode curtir a festa do EMS Taubaté Funvic, campeão do Troféu Super Vôlei Banco do Brasil masculino!!
Parabéns, pessoal!!!
👏👏👏👏#voleibol #BancoDoBrasil#TamoJuntoNesseGame #AsicsVolleyball #MikasaBrasil pic.twitter.com/WryfgYB8SH
Apesar do 3 a 0, o jogo realizado neste sábado (24), em Belo Horizonte, teve cara de 3 a 2. Com o placar sempre próximo da igualdade, o Taubaté levou vantagem no bloquei, além de ter aproveitado os erros de contra-ataque do Cruzeiro.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK
Com um aproveitamento excepcional de mais de 80% no ataque, o oposto Felipe Roque, do Taubaté, foi o maior pontuador do jogo, com 20 pontos. O troféu de melhor jogador da partida, no entanto, ficou com o ponteiro João Rafael, que foi bem em todos os fundamentos.
“Estou muito feliz. Sofremos muito com a derrota no Paulista, fechamos o nosso grupo, blindamos e essa vitória é da equipe. Tenho que agradecer todo o trabalho da comissão técnica. Toda a equipe é sensacional e estou aprendendo muito. Quero me esforçar para aprender ainda mais ainda. Tenho certeza que vai dar certo”, apostou João Rafael.
O treinador Javier Weber, que conquistou seu primeiro título como técnico da EMS Taubaté Funvic, comemorou o resultado e destacou a postura do time ao longo da competição.
“Foi uma vitória muito importante. Vínhamos de uma derrota que não esperávamos na final do Paulista, e, por isso, foi fundamental ver a evolução do time no dia a dia. Gostei da forma como a equipe assimilou a derrota. Hoje jogamos de maneira muito compacta, com poucos erros e valorizando todos na equipe. Temos um plantel muito bom e o fundamental foi o fato de jogarmos como um time”, afirmou Weber.
Taubaté e Cruzeiro logo voltarão a se enfrentar. O jogo valerá a Supercopa Masculina de Vôlei 2020. A partida única será disputada em Campo Grande (MS). A Supercopa usualmente reúne o atual campeão da Superliga e o atual campeão da Copa Brasil. O EMS Taubaté Funvic, como terminou com a 1ª colocação da última edição da Superliga, ficou com a vaga. O Sada é o atual campeão da Copa Brasil.
O Jogo
O primeiro set foi muito equilibrado. O Cruzeiro começou melhor, com boa participação do central Otávio. João Rafael começou a aparecer e o Taubaté igualou. Nenhuma equipe abriu vantagem e o empate prevaleceu até o fim. Com bons saques, Taubaté abriu pequena vantagem e fechou em 25 a 23. João Rafael foi o maior pontuador, com 6 pontos.
No segundo set, mais equilíbrio. Com números muito parecidos, o placar foi igual do início ao fim. O bloqueio do Taubaté foi o diferencial. Foram 9 pontos de bloqueio no set, que terminou em 29 a 27. O Cruzeiro desperdiçou muitos contra-ataques com seus ponteiros.
Felipe Roque despontou no terceiro set. O oposto, que já vinha bem desde o set anterior, obteve um aproveitamento incrível nos ataques, sendo sempre a bola de segurança de Bruninho. Na parte final do set, Alan errou ataque e o Taubaté abriu dois de vantagem. A recepção seguiu defendendo os contra ataques cruzeirenses e o Taubaté fechou a partida em 25 a 21.
Retomando a boa fase
O título dá continuidade a uma grande fase da equipe de Taubaté. Campeão da Superliga Masculina em 2019/20 e líder da última temporada até a interrupção por conta da pandemia, o time paulista também se mexeu no mercado e se reforçou.
O primeiro campeonato após a pandemia, no entanto, não teve um desfecho feliz para a equipe do Vale do Paraíba. Depois de conquistar o título do Paulista masculino de vôlei por seis anos seguidos, o Taubaté foi superado pelo Campinas nas duas partidas decisivas e ficou com o vice-campeonato estadual pela primeira vez de sua história. Com isso, os paulistas focaram as atenções se colocar na rota dos títulos no Troféu Super Vôlei .
O campeonato
As Superligas masculina e feminina da temporada passada foram canceladas e não tiveram campeões por causa da pandemia de coronavírus. Por isso, a CBV organizou o Troféu Super Vôlei, que aconteceu entre os dias 22 e 24 deste mês.
A disputa reuniu as sete equipes melhores classificadas na Superliga 2019/20 mais o Montes Claros América Vôlei, que substituiu o Vôlei Um Itapetininga (SP). Com seis atletas contaminados pela Covid-19, a equipe paulista não teve condições de estar na competição.