A Federação Internacional de Vôlei (FIVB) optou por cancelar nessa quinta-feira (17), o Campeonato Mundial de Clubes de 2020, tanto no masculino quanto no feminino, por conta da pandemia do coronavírus.
A FIVB informou ainda que pretende lançar em outubro o processo de candidatura para que os países sediem o Mundial de Clubes de 2021.
Em 2019, as competições ocorreram no Brasil e na China. No masculino, o Lube CIvitanova, que à época contava com a presença do levantador Bruninho e do ponteiro Leal, venceu o Sada Cruzeiro na final por 3 sets a 1 e se sagrou campeão do mundo.
Bruninho foi eleito para o Dream Team do campeonato e ainda levou o prêmio de jogador mais valioso da competição (MVP). Dois jogadores do Sada Cruzeiro Vôlei, Facundo Conte e Evandro Guerra, foram também entraram para o time dos melhores do torneio com o levantador da seleção brasileira.
Já o Mundial de Clubes feminino foi vencido pelo Imoco Volley Conegliano, da Itália. A equipe italiana bateu o Eczacibasi, time da Turquia onde jogava a ponteiro Natália, por 3 sets a 1 na decisão. O bronze ficou com o VakifBank, de Gabi Guimarães. Representantes do Brasil, o Minas e o Praia Clube terminaram na 5ª e na 6ª colocação, respectivamente.
Liga das Nações
Recentemente, a FIVB também divulgou a tabela da Liga das Nações de vôlei, masculina e feminina, de 2021. Entre as mulheres, o Brasil estreia em Cuiabá no dia 11 de maio e os homens jogam nos Estados Unidos, com cidade ainda indefinida, no dia 14 do mesmo mês. Do mesmo modo que ocorreu com o Mundial de Clubes, a Liga das Nações desse ano foi cancelada por conta do coronavírus.
Assim como aconteceu nas edições anteriores, a Liga das Nações de vôlei de 2021 conta com 16 seleções. Os participantes serão divididos em grupos de quatro e se enfrentarão no decorrer de cinco semanas de torneio. As finais do feminino acontecerão na China e no masculino o país sede será a Itália. As cidades das duas fases finais ainda não foram divulgadas.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK
No feminino, o Brasil atuará duas semanas seguidas no país. Depois de estrear em Cuiabá, onde enfrenta Estados Unidos, Canadá e República Dominicana, a seleção comandada por José Roberto Guimarães segue para Brasília, para jogar contra Itália, Japão e Rússia.