Seleção Brasileira venceu os Estados Unidos pela quarta vez, em um jogo de cinco sets, no último jogo da sequência de amistosos entre as seleções.
Na noite deste sábado, em Chicago, Brasil x Estados Unidos se enfrentaram ara fechar a série de quatro amistosos entre as seleções. Como no confronto da última sexta-feira, as duas seleções fizeram duelo extremamente equilibrado, com vitória brasileira por 3 sets a 2, com parciais de 23/25, 25/22, 25/23, 22/25 e 18/16. Agora o time brasileiro foca as atenções para a disputa da Copa dos Campeões, que acontece em setembro no Japão.
No primeiro set o Brasil teve os primeiros momentos melhores que os americanos, chegando a abrir 4 a 2 no placar. Contudo os Estados Unidos logo conseguiu encaixar o seu jogo e empatou o marcador. Durante toda a primeira parcial do confronto quando uma das seleções abria uma vantagem de dois pontos, o outro time buscava tirar a desvantagem logo na sequência para se manter no jogo. Isso aconteceu até os pontos finais, quando os donos da casa fizeram 23 a 21 e caminharam para a vitória por 25 a 23.
No segundo set os Estados Unidos começaram melhor e abriram vantagem logo no primeiro terço da parcial, chegando a fazer um 12 a 8. Com a desvantagem no placar o Brasil pediu um tempo e na volta fez quatro pontos na sequência, empatando em 12 a 12. Depois da igualdade entre as equipes o equilíbrio tomou conta, novamente com americanos e brasileiros lutando por cada ponto e fazendo de tudo para não ficar muito atras no marcador. Isso aconteceu até os últimos pontos, mais uma vez, quando o lado verde e amarelo assumiu a dianteira do placar para fechar em 25 a 22.
Na terceira parcial o Brasil teve um volume de jogo um pouco maior do que o set anterior e aproveitou os erros cometidos pelos Estados Unidos e abriu vantagem na primeira parte do set. Os brasileiros jogaram a maior parte tempo na frente do placar, até que no momento de decisão do set os donos da casa encostaram e chegaram a empatar com uma sequência de saques que, quando não foram aces, complicaram muito a recepção do lado verde amarelo. Com o jogo empatado em 23 a 23, os comandados de Renan Dal Zotto tiveram calma em um ataque e Maurício Borges e em mais um erro do adversário fecharam em 25 a 23.
No quarto set os Estados Unidos começaram melhor e impulsionados por bloqueios, que paravam os ataques brasileiros, e saques, que complicavam muito a recepção verde e amarela, os americanos abriram vantagem na primeira metade da parcial. Mesmo com a entrada de Murilo e Renan, antecipando a inversão do 5/1, o Brasil até que tentou uma reação e conseguiu uma sequência de três pontos seguidos nos momentos finais, mas acabou perdendo por 25 a 22 e a partida foi para o Tie Break.
No último e decisivo set os Estados Unidos começaram melhor e com o bloqueio e um ace fizeram 4 a 2 no marcador. Contudo, mesmo com o placar adverso o Brasil manteve seu jogo e conseguiu a virada do placar para 8 a 6. Após a troca de lado os americanos aproveitaram alguns erros do lado verde e amarelo, empataram e viraram para 13 a 11. Os comandados de Renan Dal Zotto mantiveram a calma e empataram o jogo em 14 a 14. Depois dessa igualdade o duelo teve momentos de tensão, com os dois lados tendo match point atrás de match point até Bruno acertou um saque e Maurício Borges empurrou uma bola de xeque para dar a vitória para o Brasil por 18 a 16, fazendo o 3 a 2.