8 5
Siga o OTD

Vôlei

Brasil vence Argentina na estreia do Sul-Americano

Após faturar o Grand Prix, Seleção vence duelo Brasil x Argentina na estreia do Campeonato Sul-Americano de vôlei feminino

O Brasil estreou com uma vitória tranquila diante da Argentina, nesta terça-feira (15), pelo Campeonato Sul-Americano de vôlei feminino, disputado em Cáli na Colômbia, por 3 a 0 (25 a 21; 25 a 15 e 25 a 15). Agora, a Seleção encara a Venezuela, às 17h, desta quarta-feira (16).

“Independente de qualquer coisa, do Brasil ser favorito, temos que fazer nosso trabalho. O segredo de tudo é entrar com concentração para que o resultado venha. O Mundial é importante, mas que na minha carreira eu venha acrescentando títulos,” disse Tandara, que brincou sobre a pronúncia do nome com a transmissão peruana e comentou sobre o trabalho de Luizomar, que comanda o Vôlei Neste e também a seleção do país sede da competição.

+ VEJA A TABELA DO CAMPEONATO SUL-AMERICANO DE VÔLEI FEMININO

O jogo

No primeiro set, o Brasil abriu 4 a 1, mas a Argentina conseguiu buscar a reação com 7 a 7. Tandara no ataque voltou a deixar a seleção na frente 13 a 11. O bloqueio aumentou a vantagem brasileira para três pontos. O jogo ficou parelho e as adversárias encostaram 15 a 15 e ficou empatado até 18 a 18, quando o Brasil conseguiu ampliar a vantagem para dois pontos. Logo em seguida, fechou o set em 25 a 21.

O set até começou igual 1 a 1, mas logo o Brasil conseguiu manter a calma e aumentar a vantagem no placar. Adenízia vinha bem na partida e Natália marcou 17 a 8. O Brasil acelerou no jogo e fechou a segunda parcial com dez pontos na frente 25 a 15.

A terceira parcial também não trouxe muitos problemas a Seleção Brasileira. O time de José Roberto Guimarães conseguiu se manter na frente do placar durante todo o set e só ampliava a vantagem. No marcador 10 pontos de diferença: 16 a 6. Muito preciso no jogo, com potência no saque e organização o Brasil fechou em 25 a 15.

Competição e retrospecto da Seleção em 2017

A competição tem a participação de seis países, que jogarão entre si em turno único e, ao final de cinco rodadas, será o campeão aquele que somar o maior número de pontos. Quem ficar com o título garante a classificação direta para o Mundial de 2018 no Japão, enquanto os outros três melhores colocados terão que disputar ainda um torneio Pré-Mundial.

Campeão do Torneio de Montreaux e do Grand Prix em 2017, o Brasil entra no Campeonato Sul-Americano de vôlei feminino como grande favorito. O país ganhou as últimas 11 edições do torneio e é o maior ganhador da história com 19 conquistas, seguido do Peru, que soma 12, mas não levanta a taça desde 1993, quando derrotou a Seleção Brasileira na final disputada em Cuzco.

O Brasil contou nesta partida com o reforço da ponteira Gabi, que não disputou os dois primeiros torneios da temporada por causa de uma lesão no tendão patelar. Para o técnico José Roberto Guimarães, a Seleção tem a responsabilidade de manter a hegemonia na América do Sul.

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Vôlei