Enquanto os esportes olímpicos não voltam por conta do coronavírus, os principais canais esportivos seguem matando a saudade do torcedor em quarentena com reprises de antigos eventos. O vôlei continua em alta e terá grande espaço na grade de programação do Sportv2 nesse final de semana. Três partidas, incluindo duas finais de Jogos Pan-Americanos – uma da seleção feminina e uma da masculina – e a estreia em um Grand Prix serão transmitidas.
+ Bruninho: “Nunca vou me esquecer do Maracanãzinho lotado em 2016
Nesse domingo (17), o Sportv2 mostra as reprises de dois jogos, um da seleção masculina e um da feminina. Às 19hs, o telespectador revive o primeiro jogo da seleção feminina no Grand Prix de 2017, que culminaria com o 12º título brasileiro no torneio.
Em casa, o título que faltava
Logo na sequência, às 21hs, é a vez de relembrar a conquista da seleção masculina nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro-2007, um título com sabor especial para o super time do Brasil à época, formado por Giba, Serginho, Gustavo, Ricardinho, André Nascimento, Dante e companhia.
Os brasileiros comandados pelo técnico Bernardinho já haviam conquistado todos os títulos possíveis no vôlei entre 2001 e 2007, incluindo o olímpico, em 2004, e os dois mundiais, em 2002 e 2006.
Havia uma exceção, entretanto. Nos Jogos Pan-Americanos de 2003, realizados em Santo Domingo, na República Dominicana, o Brasil foi incrivelmente surpreendido pelo time da Venezuela nas semifinais, tendo que se contentar com a medalha de bronze.
Quatro anos depois, a seleção não poderia repetir o fracasso diante do seu torcedor. No Pan do Rio, o Brasil não deu sopa para o azar e com uma campanha impecável, levou o título que faltava para aquela geração sem perder um set sequer durante toda a competição.
Programação
Sábado (16)
Sportv2, 22hs – Brasil x Cuba, final dos Jogos Pan-Americanos de Winnipeg-1999
Domingo (17)
Sportv2, 19hs – Brasil x Bélgica – primeira fase do Grand Prix de 2017
Sportv2, 21hs – Brasil x EUA – Final do Pan masculino de 2007
Revanche e ouro após 36 anos
A primeira das reprises ocorreu nesse sábado (16), às 22 horas, e é um clássico do final da década de 1990. Brasil e Cuba eram os melhores times das Américas à época e faziam uma grande rivalidade.
+SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK
O Brasil, comandado pelo técnico Bernardinho, ainda estava com Cuba entalada na garganta desde as semifinais dos Jogos Olímpicos de Atlanta-1996. Na ocasião, as cubanas bateram as brasileiras no tie break, em um jogo que ficou marcado pelo bate-boca entre as jogadoras após a provocações na rede de Mireya Luis.
Três anos depois, veio a revanche. Nos Jogos Pan-Americanos de Winnipeg–1999, o Brasil fez uma campanha impecável na primeira fase, vencendo todos os jogos, inclusive contra as rivais cubanas. Na final, se reencontraram e o time composto por Fofão, Leila, Virna e outras craques brasileiras bateu Cuba por 3 sets a 2.
Além do sabor de vencer as cubanas, o título teve um adicional a mais para vôlei feminino brasileiro. Isso porque a seleção feminina não conseguia a medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos desde 1963, quando a competição foi disputada na cidade de São Paulo.