O duelo Brasil x Itália vai decidir neste domingo às 9h o Grand Prix de vôlei feminino. As italianas chegaram à final após eliminar a campeã olímpica China
A Seleção Brasileira terá a Itália como adversária na decisão do Grand Prix de vôlei feminino. A partida será disputada neste domingo às 9h da manhã, em Nanjing, na China. Para chegar à final, o Brasil bateu a Sérvia, enquanto as italianas surpreenderam as donas da casa e venceram por 3 a 1 com parciais de 18/25, 25/23, 25/22 e 27/25.
+ VEJA A TABELA COMPLETA DO GRAND PRIX DE VÔLEI FEMININO
Para chegar até a final, Brasil e Itália fizeram campanhas semelhantes. Na primeira fase, ambos os países obtiveram seis vitórias e três derrotas, mas a equipe comandada por José Roberto Guimarães somou mais pontos, 18 a 16, e, por isso, ficou em terceiro lugar, enquanto as italianas ficaram em quinto lugar, a última vaga disponível para a fase final.
As campanhas feitas nos nove primeiros jogos colocaram as duas equipes em grupos em que as finalistas olímpicas, China e Sérvia, eram consideradas favoritas. O Brasil perdeu para a China por 3 a 0 numa partida em que teve poucas chances de vencer e depois bateu a Holanda por 3 a 1 e só conseguiu a vaga para a semifinal depois da vitória em cinco sets das holandesas sobre as holandesas. Já a Itália surpreendeu os Estados Unidos por 3 a 1, mas perdeu para a Sérvia pelo mesmo placar, ficando, assim como a Seleção Brasileira na segunda colocação da chave.
Na semifinal, mais uma vez, China e Sérvia eram consideradas as favoritas para chegar à decisão. Mas Brasil e Itália surpreenderam e fizeram por merecer a chegada na decisão. O desafio das italianas foi imenso. Elas enfrentaram um ginásio repleto de chineses em Nanjing e conseguiu uma vitória herorica de virada. O destaque do time foi Paola Enogu, que marcou 26 pontos e foi a maior pontuadora da partida, superando a chinesa Zhu, que fez 21.