A Federação Internacional de Vôlei (FIVB) decidiu que a Liga das Nações (VNL) não será mais realizada neste ano por causa da pandemia. A informação foi publicada pelo site Web Vôlei.
A Liga das Nações 2020 estava prevista para começar em maio, mas foi adiada no dia 13 de março em razão da pandemia do coronavírus em várias sedes da disputa, e a federação nunca chegou a marcar uma data.
Porém, com números alarmantes de casos do novo coronavírus em vários países que receberiam as etapas, a decisão pelo cancelamento da competição foi inevitável.
As finais, inclusive, seriam na Itália, no masculino, e na China, no feminino, locais que estão em graus diferentes de contaminação e do controle da doença.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK
Integrantes do Conselho da Liga das Nações e também do Conselho de Administração da própria FIVB foram ouvidos antes da decisão. A oficialização deverá acontecer nesta sexta-feira (7).
Em 2019, a seleção brasileira feminina ficou com o vice, perdendo a final para os Estados Unidos. No masculino, o Brasil terminou no 4º lugar após derrota para a Polônia.
Sem mais eventos
As seleções nacionais masculinas e femininas estavam se preparando para um 2020 cheio. Contudo, sem a Liga das Nações e a Olimpíada de Tóquio 2020 adiada para 2021, as seleções de vôlei não terão mais competições oficiais até o fim do ano, abrindo um buraco enorme no calendário.
A Challengers Cup, que serve de acesso para a Liga das Nações, também deve ser cancelada.
A realização de amistosos pode preencher o calendário. Mas ainda é muito cedo para se pensar em viagens e jogos sendo que os atletas estão sem treinar por causa da pandemia.