Brankica Mihajlovic foi o principal destaque da partida de estreia da fase final do Grand Prix de vôlei feminino. A jogadora marcou 25 pontos e liderou a Sérvia na vitória por 3 a 2 sobre os Estados Unidos em Nanquim, na China, com parciais de 25/22, 25/17, 23/25, 18/25 e 15/11.
Foi o mesmo placar da vitória das sérvias sobre as americanas na semifinal da Olimpíada do Rio de Janeiro – último grande encontro entre os dois países. Depois de terminar a fase de classificação com 153 pontos, Mihajlovic mostrou que continua ser a líder da equipe europeia nesta reta final do Grand Prix.
A Sérvia respondeu ao excelente jogo de saque dos Estados Unidos com um esquema de ataque e bloqueio que lhe permitiu ganhar os dois primeiros sets por 25 a 22 e 25 a 17. As americanas se recuperaram nas duas parciais seguintes, quando Gibbeymeyer, Bartsch, Tetori Dixon e Andrea Drews assumiram o comando para vencer por 25 a 23 e 25 a 18. No tie-break, a Sérvia teve um melhor desempenho com Mihajlovic imparável na linha de ataque.
Mihajlovic, no entanto, não foi o único destaque da Sérvia. Ela teve a companhia de Tijana Boskovic, que anotou 22 pontos. As duas fizeram os mesmos 21 pontos de ataque. A diferença é que Mihajlovic foi mais efetiva no bloqueio, com quatro pontos no fundamento contra um da companheira. Do lado americano, Bartsh foi a maior pontuadora com 17 acertos. Gibbemeyer fez 15 e Andrea Drews, 9.
Os Estados Unidos voltam à quadra nesta quinta-feira às 4h da manhã contra a Itália, enquanto a Sérvia enfrenta as italianas no mesmo horário na sexta-feira. Os três países foram o Grupo K da fase final do Grand Prix e os dois primeiros colocados avançam para a semifinal.