8 5
Siga o OTD

Vôlei

Brasil joga em Cuiabá para tentar se salvar no Grand Prix

Divulgação / CBV

Brasil pega Bélgica, Holanda e EUA em Cuiabá para tentar ficar entre os cinco melhores e se classificar no Grand Prix

A seleção brasileira feminina de vôlei conta com o apoio da torcida brasileira para conseguir uma vaga na Fase Final do Grand Prix. O time do treinador José Roberto Guimarães estreará na terceira semana da competição às 14h05 (horário local)/15h05 (horário de Brasília) desta quinta-feira (20.07) contra a Bélgica, no ginásio Aecim Tocantins, em Cuiabá (MT). Os jogos mais difíceis da semana, no entanto, serão sexta contra a Holanda, vice-líder da competição, e contra os Estados Unidos, terceiro colocado, no domingo.

+ CONFIRA A TABELA COMPLETA DO GRAND PRIX

Nesta temporada, o Brasil já venceu a Bélgica por 3 sets a 0 na primeira semana do Grand Prix, em Ancara, na Turquia. Nos confrontos diretos entre as equipes pelo Grand Prix, o Brasil levou a melhor nas sete partidas que disputou contra as belgas e perdeu apenas um set.

O Brasil aparece na sétima colocação na classificação geral, com nove pontos (três vitórias e três resultados negativos). A Sérvia lidera, com 15, seguida pela Holanda, com 15 e um pior saldo de sets, pelos Estados Unidos, com 13, a Itália, com 10, a China, com 10 e o Japão, com 9, mas com um melhor saldo de sets do que as brasileiras.  Apenas os cinco melhores se classificam para a fase final.

O treinador José Roberto Guimarães fez uma análise do momento atual da brasileiras na competição e falou da luta pela classificação para fase final. O Brasil enfrentou mais de 40 horas de viagem para chegar a Cuiabá, sede da etapa brasileira da competição.

“A preocupação que tenho com o andamento do Grand Prix é conseguir treinar. Por conta das viagens e diferentes fusos não estamos conseguindo treinar. Temos um time novo que precisa de treinamento. Precisamos de bons resultados nesta etapa. Teremos a Bélgica como primeiro adversário. Nós ganhamos da Bélgica na primeira etapa. É um adversário perigoso e vamos buscar melhorar o nosso sistema defensivo. Teremos que defender mais e sacar melhor. Logo depois teremos pela frente a Holanda e os Estados Unidos que já estão praticamente classificados para fase final. Não podemos cometer erros nessa etapa. O importante nesses jogos é a superação e também contarmos com o apoio da torcida brasileira”, disse José Roberto Guimarães.

A capitã da seleção feminina, a ponteira Natália, comentou sobre a importância do apoio da torcida brasileira.

“É muito gostoso jogar no Brasil e receber o carinho do torcedor brasileiro. A ajuda da torcida será determinante. Precisamos dessas três vitórias em casa e tenho certeza que a torcida será a sétima jogadora”, afirmou Natália, que ainda fez uma análise do duelo contra a Bélgica.

“É uma equipe que já conhecemos. Sabemos que é um time que não desiste nunca e tem jogadoras novas. É um jogo de muita atenção. Todas as partidas para o nosso grupo nessa etapa serão decisões. Vamos vir com tudo para conseguir os três pontos”, explicou Natália.

Entenda o Grand Prix

No Grand Prix, de 7 a 23 de julho, as 12 principais seleções disputarão a fase de classificação. A cada semana serão formados três grupos com quatro seleções em cada, definidas em sorteio. Ao fim da fase classificatória, as cinco equipes mais bem classificadas avançarão à Fase Final, que contará ainda com a China, país sede. A Fase Final acontecerá de 2 a 6 de agosto, em Nanjing, na China.

No primeiro fim de semana da competição, o Brasil venceu a Bélgica e a Turquia, respectivamente, por 3 sets a 0 e 3 sets a 2 e foi superado pela Sérvia por 3 sets a 0. Na segunda semana, as brasileiras estrearam com vitória sobre a Sérvia por 3 sets a 0 e foram superadas pela Tailândia pelo mesmo placar e pelo Japão por 3 sets a 2.

O Brasil é o atual campeão do Grand Prix e luta pelo 12º título da competição.

 

 

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Vôlei