O Cruzeiro é pentacampeão da Copa Brasil de vôlei! Maior campeão da competição, a equipe mineira defendia o título conquistado no ano passado e cumpriu a missão. Na noite deste sábado, em Jaraguá do Sul (SC), o time de Marcelo Mendez venceu o Sesi por 3 sets a 0, com parciais de 25/23, 25/22 e 25/12 e levou mais uma taça para casa.
Com o resultado, o Cruzeiro fatura o 36º troféu de sua história e chega ao impressionante número de cinco títulos nas cinco finais que disputou da Copa Brasil (2014, 2016, 2018 e 2019 e 2020). Por outro lado, o Sesi amarga o jejum de quatro finais e nenhuma conquista.
Além disso, a Raposa já está garantida na Supercopa, competição que será disputada em setembro, em Gramado (RS), e que marca a abertura da temporada 2020/2021. A Supercopa coloca frente a frente o campeão da Copa Brasil (Cruzeiro) e o campeão da Superliga (ainda em andamento).
A Copa Brasil voltou a ser disputada em 2014, e esta será a sétima edição seguida. Na última edição, os campeões foram Minas (MG) no feminino, e Cruzeiro (MG) no masculino. Em 2020, a Copa Brasil feminina terá a fase classificatória realizada no dia 21 e a fase final nos dias 31 de janeiro e 1º de fevereiro.
O jogo
Como era de se esperar, o primeiro set foi para lá de equilibrado e decido nos detalhes. Nenhuma das equipes conseguia abrir vantagem confortável no marcados e se alternavam na liderança. A parcial estava totalmente aberta até que com o placar em 23 a 23, o Sesi desperdiçou o saque e deu o set point ao Cruzeiro, que aproveitou a oportunidade para fechar o set e largar na frente.
O roteiro seguiu igual e mais uma vez, a parcial foi parelha do início ao fim. E um detalhe custou caro. Os times novamente não conseguiram abrir uma margem boa e a parcial estava aberta, até que o Cruzeiro se impôs no finzinho. Abriu três pontos e contou com mais um erro de saque do Sesi, desta vez no set point, para fechar o set e abrir 2 sets a 0.
A terceira parcial foi um verdadeiro passeio. O Cruzeiro voltou para quadra confiante e sem dar espaços para o Sesi respirar. A equipe paulista, por sua vez, sentiu o baque e não conseguiu seguir o ritmo dos adversários. Com isso, a equipe mineira aproveitou para dar uma aula de vôlei, disparar no marcador e encaminhar o título. Sem encontrar dificuldades, o Cruzeiro fechou o set 12 pontos a frente, decretando o pentacampeonato.
Ao vivo: Sada Cruzeiro x Sesi – Final Copa Brasil de vôlei masculino