Que jogaço na manhã desta quinta-feira pelo Mundial de Clubes de vôlei feminino. Depois de perder na estreia, o Praia Clube entrou em quadra jogando a vida na competição contra o forte Tianjin e protagonizou um duelo alucinante do começo ao fim. A equipe brasileira viu as adversárias abrirem 2 sets a 0, mas buscou o resultado, e forçou o tie-break. No quinto set, porém, o Tianjin venceu no detalhe e fechou a partida em 3 sets a 2 (25/21, 25/19, 22/25, 16/25 e 16/14).
A atacante dominicana Martinez brilhou e foi a maior pontuadora da partida, com 24 acertos. A ponteira Fernanda Garay, com 20 pontos, e a oposta norte-americana Fawcett, com 16, também se destacaram pelo time de Uberlândia. Na equipe chinesa, a oposta Li, com 23 acertos, foi o principal destaque.
Com o resultado, o Praia soma o primeiro ponto, mas perde a segunda em dois jogos e já não consegue mais avançar à semifinal, dando adeus ao sonho do inédito título do Mundial. O Tianjin, por sua vez, vai a três pontos e embola a disputa do Grupo B.
+ CONFIRA A TABELA DA COMPETIÇÃO
O Praia fecha sua participação na competição contra o líder da chave, o Novara, da Itália, às 3h (de Brasília) desta sexta-feira. Já o Tianjin decide a vaga na semifinal contra o Istambul, da Turquia, também nesta sexta, às 9h (de Brasília).
O jogo
O jogo começou com tudo, como pede um duelo de Mundial de Clubes. Os primeiros pontos foram do Tianjin, que abriu 3 a 0, mas o Praia logo reagiu e se mantinha na cola das adversárias. A partida era equilibrada, com belos ataques e ralis, e o time brasileiro conseguiu buscar o resultado e passou a frente no marcador, mas não abriu vantagem confortável. Com isso, o Tianjin cresceu muito no final da parcial, se impôs também nos erros do Praia e fechou o set, largando na frente.
+ INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE
A segunda parcial foi mais fácil para o Tianjin. A equipe chinesa foi superior durante a maior parte do tempo e quase não deu chances para o Praia. Desde o início do set, elas abriram boa vantagem, que se manteve na casa dos cinco pontos, e administraram o resultado, com ótima atuação no bloqueio e contando ainda com muitos erros do Praia. Assim, o Tianjin fechou o set e abriu 2 a 0.
Na terceira parcial, era tudo ou nada para o Praia. E foi tudo. Foi o set mais equilibrado, sendo definido apenas no finzinho. A equipe brasileira melhorou, errou menos e conseguiu se manter à frente no marcador na maior parte do tempo, mas sem abrir vantagem confortável. Mesmo assim, o Praia acreditou até o fim, chegou ao set point e não desperdiçou, fechando a parcial e se mantendo vivo no jogo e na competição.
A vitória no terceiro set deu muita confiança ao Praia, que voltou para a quadra com tudo, disposto a forçar o tie-break. E conseguiu. A equipe mineira foi superior durante toda a parcial, com o coletivo funcionando muito bem, além do alto nível de desempenho de Fernanda Garay, e pela primeira vez no jogo, conseguiu abrir vantagem confortável. O Praia não diminuiu o ritmo e fechou a parcial, deixando a definição para o quinto set.
Como era de se imaginar, o tie-break foi para lá de equilibrado e não faltou emoção. O Tianjin saiu na frente no marcador, mas errou muito, mantendo o Praia vivo. A equipe brasileira então logo retomou o ritmo e passou à frente do marcador, mas sem abrir boa vantagem. O duelo era franco e aberto, sem que nenhum dos times desistisse. O Praia chegou a ter o match point, mas não aproveitou e na sequência, foi o Tianjin quem teve o ponto do jogo e não desperdiçou, decretando o triunfo.
ACOMPANHE AO VIVO: Praia Clube x Tianjin Bohai – Mundial de Clubes