Um jogaço entre duas potências do vôlei feminino abriu a edição 2017 do Grand Prix. Jogando em Kunshan, na China, os Estados Unidos derrotou a Rússia por 3 sets a 2 com parciais de 22/25, 25/19, 25/27, 25/16 e 15/11. O grande destaque da partida foi Kelly Murphy, que atacou e bloqueou com extrema eficiência. A jogadora contribuiu com 18 pontos para a vitória americana, 14 de ataque e quatro de bloqueio. Michelle-Bartsch-Hackley pontuou 17 vezes e foi responsável por quatro dos 15 aces da equipe na partida. Do lado russo, Irina Fetsova (também com quatro bloqueios) e Kseniia Parubets fizeram 13 pontos cada uma.
+ CONFIRA A TABELA COMPLETA DO TORNEIO
O técnico dos Estados Unidos, Kirch Kiraly, disse que sua equipe fez o melhor que podia para conseguir derrotar a Rússia em cinco sets. As americanas chegaram a estar perdendo por 2 a 1, mas conseguiram a virada. “É difícil começar a competição contra um time como a Rússia e amanhã (sábado) contra a Itália. Nossos rivais são fortes e teremos que fazer o nosso melhor”.
“Nós tivemos um crescimento muito grande durane a partida, enquanto a Rússia estava tentando colocar pressão no nosso time. Foi um jogo divertido e é sempre bom vencer”, analisou a capitã americana Carli Lloyd.
Vladimir Kuziutkin, técnico da Rússia, por outro lado, não gostou do time ter estado perto da vitória, mas ter permitido a virada dos Estados Unidos. A atuação especialmente no quarto set foi muito abaixo do que a equipe apresentou ao longo da partida. “Esse time é a nossa seleção nacional e eu tenho que dizer que não estou satisfeito com a performance. Mas eu tenho certeza que ganhamos uma valiosa experiência com esse jogo”, acredita o treinador. “Eu concordo com nosso técnico, mas eu acredito que esse jogo foi muito interessante e empolgante. Apesar de ter cometido erros durante o jogo contra os Estados Unidos, nós vamos jogar melhor na próxima partida”, afirmou Irina Zaryazhko, capitã da Rússia.