O duelo Brasil x Rússia terminou com o placar em 3 sets a 2. Com o resultado, o Brasil se classificou para as semifinais da Liga Mundial, em Curitiba. A partida foi difícil, mas os comandados de Renan Dal Zotto tiveram parciais de 25-18, 18,25, 25-19, 22-25 e 16-14 para superar os adversários.
+ VEJA A TABELA COMPLETA DA LIGA MUNDIAL DE VÔLEI MASCULINO
O Brasil começou o jogo melhor do que a Rússia e abriu 8-3 para alcançar o primeiro tempo técnico com uma boa vantagem. Os russos, liderados por Zhigalov, apertaram e diminuiram a vantagem para 14-11, forçando Renan a pedir tempo e esfriar as coisas. A decisão foi acertada, pois os brasileiros voltaram com tudo e abriram 19-13. Apesar dos esforços russos, o Brasil venceu o primeiro set com tranquilidade após Wallace,que já tinha quatro pontos no jogo, explorar o bloqueio e fechar em 25-18. Com a parcial, a seleção já se garantia nas semifinais da Liga Mundial indepentemente do resultado da partida.
Talvez por conta da garantia na próxima fase da competição, a Rússia dominou o Brasil no segundo set. Renan pediu tempo antes mesmo da parada técnica, pois os adversários já haviam aberto três pontos de vantagem em 6-3. Não adiantou. Um bloqueio de Vadym Likhosherstov em Lucarelli ampliou para 10-4. Após Lucão ser substituído por Eder o Brasil ensaiou uma recuperação e diminuiu para apenas um ponto a desvantagem em 16-15. Entretanto Volkov assumiu a responsabilidade e a Rússia venceu a parcial por 25-18.
No terceiro set, Eder continuou no time e o Brasil se recuperou, vencendo por 25-19. A seleção chegou aos dois tempos técnicos em vantagem e abriu seis pontos em 16-10. Até o final do set, os russos não conseguiram reverter a diferença, com Lucarelli marcando o último ponto da parcial.
Como uma repetição do que já havia acontecido na partida, a Rússia se recuperou após perder o set anterior e superou o Brasil no quarto set. Os adversários chegaram a ter uma liderança de seis pontos, mas os brasileiros correram atás e diminuíram para a apenas três no final da parcial. Entretanto, eles falharam em reverter completamente o set e o jogo foi para o tie-brake.
No quinto e decisivo set, as equipes trocaram pontos seguidamente e o treinador Renan pôs Otávio no lugar de Maurício Souza. Wallace deu ao Brasil a primeira vantagem em dois ponto com 8-6, mas os russos emplacaram quatro pontos em sequência e abriram 10-8. O Brasil se recuperou e empatou a partida em 12-12, com Kovalev levando cartão amarelo por reclamação na sequencia do empate. A primeira chance de match point foi com 14-13, mas os russos exploraram o bloqueio e empataram a partida. Com 15-14, os russos tentaram o mesmo expediente, mas dessa vez a bola foi pra fora e o Brasil venceu o jogo.
Semifinais
Após Brasil x Rússia, a seleção da Sérvia não conseguiu superar os franceses na disputa da Liga Mundial de Vôlei na noite desta quinta-feira (6), em Curitiba. A equipe foi eliminada da fase final da competição após perder os dois primeiros sets no duelo. Com o resultado, França e Estados Unidos se classificaram para as semifinais e enfrentam Canadá e Brasil, respectivamente.
Depois de dois sets equilibrados e disputados ponto a ponto, a França garantiu a classificação. A equipe venceu com parciais de 25/21 e 25/20. No entanto, o treinador francês utilizou os dois outros sets para testar atletas mais jovens que precisam de experiência para a disputa das semifinais. Com isso, a Sérvia cresceu em quadra e atropelou os adversários em dois sets, com parciais de 17/25 e 18/25. No tie break, os franceses voltaram a jogar com o time principal e conquistaram a primeira colocação do grupo com 15/11.