O Canadá garantiu a classificação para a semifinal da Liga Mundial ao derrotar a Rússia por 3 a 0, com parciais de 25/23, 29/27 e 25/17, nesta quarta-feira, na Arena da Baixada, em Curitiba. Com o resultado, o Brasil, que enfrenta os russos nesta quinta, ficou muito perto da vaga. A equipe dirigida por Renan Dal Zotto precisa vencer apenas um set para também garantir a vaga e dois para ficar com a primeira colocação da chave.
O Brasil só ficará de fora da Liga Mundial caso perca para a Rússia por 3 a 0 na partida que será disputada às 15h05 desta quinta-feira em Curitiba. Se isso acontecer, os três times ficariam empatados com uma vitória e uma derrota e a definição dos classificados seria feita no set average. Assim, os canadenses ficariam em primeiro com quatro sets vencidos e três perdidos, os russos em segundo com três vencidos e três perdidos e o Brasil em terceiro com três vencidos e quatro perdidos.
Derrotado por 3 a 1 pelo Brasil na estreia, o Canadá mostrou frieza para não se abalar nos momentos decisivos dos dois primeiros sets e conseguiu fechar em 25/23 e 29/27. No terceiro, os canadenses foram superiores, abriram vantagem e não foram mais alcançados para garantir a vitória por 25 /17.
Sharone Vernon-Evans, com 14 pontos, John Gordon Perrin e Stephen Timothy Maar, com 12, foram os destaques do Canadá. Egor Kliuka, com 11, foi o maior pontuador da Rússia.
Pela outra chave, os Estados Unidos, que perderam na estreia para a França por 3 a 2, se reabilitaram na fase final da Liga Mundial ao derrotar a Sérvia por 3 a 1 com parciais de 25/22, 25/23, 19/25 e 25/22 e garantiram a classificação antecipada para a semifinal.
Nesta quinta-feira, a França enfrenta a Sérvia e precisa de uma vitória por qualquer placar para ficar com a primeira colocação da chave. Já os sérvios precisam vencer por 3 a 0 ou 3 a 1 para eliminar os franceses. Em caso de vitória por 3 a 2 da Sérvia, os Estados Unidos ficam com o primeiro lugar, a França com o segundo e o país do leste europeu fica fora da competição.