O atacante Yoandy Leal viveu um momento especial na partida do Brasil contra a Argentina, a última da série de quatro preparatória para o Sul-Americano de vôlei masculino. No dia do seu aniversário, o cubano recebeu um parabéns a você dos cerca de 2,5 mil torcedores que estiveram no Ginásio do Taquaral, em Campinas (SP), e ainda marcou o ponto da vitória da seleção brasileira por por 3 a 1 (23/25, 25/17, 25/23 e 27/25).
Yoandy Leal foi poupado durante a partida, mas os torcedores campineiros pediram sua entrada e ele foi para o jogo. ”Um dia muito feliz pra mim e o Renan ainda me colou pra fechar o jogo. Estou muito feliz”, disse. O Brasil venceu três dos quatro amistosos contra os argentinos.
Minutos antes do início do jogo, Yoandy Leal ganhou um ‘parabéns pra você’ no ginásio.”Foi um momento muito especial e que vou recordar para sempre. Um orgulho poder defender o Brasil no vôlei, um país com tanta tradição olímpica na modalidade”, comemorou o atleta, que tem nacionalidade brasileira.
Yoandy Leal foi convocado pela primeira vez para a seleção de vôlei masculino em 2019 e logo se tornou um dos principais pontuadores da equipe, que ficou com o quarto lugar da Liga das Nações, com direito a melhor campanha da fase de classificação.
O Brasil também garantiu vaga olímpica em Tóquio 2020 após vencer o pré-olímpico em Varna, na Bulgária, contra os donos da casa.
”Sou muito grato em ter essa oportunidade trabalhar com o Leal. Ele é um cara que soube vestir a camiseta da seleção brasileira! Soube se adaptar rapidamente à equipe, não só dentro de quadra, mas no vestiário”, disse o técnico Renan Dal Zotto. ”Desejo parabéns ao Leal por mais um ano de vida”.
O levantador e capitão Bruninho Resende é companheiro de Leal no Civitanova, atual campeão italiano e da Champions League de vôlei masculino. O atleta destacou o coração do amigo. ”É um cara especial, de coração incrível e que merece toda a felicidade do mundo. Que essa nossa amizade possa durar para sempre”.
A seleção brasileira masculina de vôlei masculino ainda tem outros dois compromissos nesta temporada: o Campeonato Sul-Americano, em setembro, no Chile, e a Copa do Mundo, em outubro, no Japão.
O cubano naturalizado brasileiro foi campeão em 2019 da Champions League, um dos torneios mais difíceis do mundo, com o time do Civitanova da Itália.