A seleção brasileira de vôlei não quis saber de emoção nesta quinta-feira. Na estreia do Pré-Olímpico de vôlei, em Uberlândia, a equipe de José Roberto Guimarães derrotou Camarões por fáceis três sets a zero (25-14, 25-13, 25-16).
O Brasil volta à quadra amanhã contra o Azerbaijão, às 14h15 (horário de Brasília). Já Camarões enfrenta a República Dominicana.
Confira a tabela completa da competição.
O jogo
Em nenhum momento parecia que a partida sairia do controle do Brasil. No primeiro set, Lorenne comandou o ataque com seis pontos. Após o tempo técnico, a seleção abriu 10 a 6 e apenas aumentou o ritmo depois. Gabi também se destacou, com pontos no ataque e de saque.
Os erros camaroneses também ajudaram. Quando parecia que a seleção africana conseguiria emendar uma reação, erros de saque impediam que elas construíssem uma boa sequência.
O set terminou com ataque de Gabi, fechando o set em 25-14.
O segundo set começou como terminou: Gabi atacando com tudo. Antes do Brasil marcar 10 pontos no set, a ponteira já tinha 6. Rapidamente, o ataque brasileiro tomou conta e transformou um 6 a 5 em 19 a 7.
A defesa também ajudou: em um ponto, a líbero Leia fez duas grandes defesas em ataques de Camarões, incluindo uma bola de xeque. No segundo contra-ataque, ponto do Brasil. O set terminou após largadinha de Tandara.
O último set teve a seleção claramente tirando o pé do acelerador. No começo, Camarões manteve vantagem no placar até o primeiro tempo técnico. No entanto, sempre que parecia que a situação poderia piorar, Tandara resolvia: primeiro, com outra largadinha, e depois com uma defesa com o pé que se transformou num ponto seu de bloqueio.
A partida foi especial para Tandara, que voltava de lesão após seis meses fora. Em quadra, foi uma das líderes do Brasil com 12 pontos. Ficou apenas atrás de Gabi, com 13. Lorenne fez 11, sendo 10 em ataques.